Uma das melhores maneiras de conhecer a qualidade de uma ferramenta 3d é conferir alguns dos projetos produzidos com o software. Por isso, muitas das empresas que desenvolvem essas ferramentas acabam lançando os seus Showreels anualmente, selecionando os melhores projetos desenvolvidos ao redor do mundo. Ainda acho que a real diferença na maioria das vezes está na qualidade do artista, ficando o software apenas com a responsabilidade de prover o suporte necessário com ferramentas.

Já que estamos falando sobre projetos que demonstram a qualidade na produção, o Blender foi usado na produção de um comercial vinculado aqui no Brasil alguns meses atrás. O comercial apresentava um empreendimento imobiliário no Rio de Janeiro, e contou com a participação da atriz Nicole Kidman.

O culpado responsável pelo projeto foi o Teisson Fróes, artista já conhecido dos leitores aqui do blog e que produz muito do seu material com o Blender, focando o mercado publicitário. O vídeo com o comercial pode ser conferido nesse link, que leva diretamente para o portfólio do artista.

blender-comercial-tv.jpg

O Blender foi usado para a parte de modelagem 3d e animação desse comercial. Para ser mais específico, a animação é a que mostra um pequeno avião, chegando ao Rio no início do comercial. O Teisson me passou algumas informações interessantes sobre a produção:

  • As gravações com a Nicole Kidman foram realizadas em Nashville (EUA), sendo necessário criar a composição com a paisagem do RJ virtualmente. A montagem aproveitou o chroma na gravação.
  • O render das animações em que aparece o avião foi feito usando o Octane Render.

Apesar de ser um trecho bem curto de animação, acredito que a qualidade do material não deixa nada a desejar.

Esse é mais um excelente exemplo de arte de alto nível criada para o exigente mercado publicitário usando o Blender. Isso prova que unido a habilidade do artista, o Blender pode suprir as necessidades de projetos complexos e com tantas exigências de qualidade, como é o caso do material publicitário.

Caso você tenha conhecimento sobre outros vídeos e comerciais produzidos com o uso ou participação do Blender, pode enviar uma mensagem pelo formulário de contato do Blog, que ficarei feliz em divulgar.