A criação de cenários e ambientes espaciais foi um dos motivos pelos quais comecei a me interessar por computação gráfica, ainda quando era criança. Hoje, com uma gama enorme de ferramentas e opções disponíveis para trabalhar tanto na parte de criação 3d como em ferramentas de pintura, deixa esse processo ainda mais divertido. Sempre que posso tento adicionar o tema em alguma das minhas aulas, seja com efeitos de pintura no Maya ou partículas no Blender. Caso você tenha interesse por esse tema e goste de usar ferramentas voltadas a pintura digital, encontrei um tutorial simples e rápido de executar que ensina a reproduzir planetas com anéis no GIMP.

A técnica é bem simples e consiste na aplicação de alguns filtros e pequenos truques de edição, para ter como resultado final a seguinte imagem:

tutorial-gimp.jpg

Pela complexidade e passos envolvidos, o tutorial pode ser muito útil para projetos em que você precisa reproduzir vários planetas. Nesse caso, o único requisito para gerar outros planetas é trocar a textura.

O processo é descrito em poucos passos, e consiste basicamente na utilização de uma textura indicada pelo próprio autor do tutorial. A mesma textura deve ser redimensionada e ter um filtro do tipo Blur aplicado no mínimo três vezes para conseguir suavizar as linhas na imagem.

Depois do filtro o autor recomenda aplicar um efeito de lente que dará o aspecto esférico para a imagem, lembrando que é necessário criar uma camada no plano de fundo sem nada, para que depois possamos adicionar um plano de fundo com pequenos pontos representando estrelas.

As estrelas são criadas usando outro filtro do GIMP chamado de HSV Noise que é aplicado em uma camada com preenchimento preto. Isso é feito logo antes de usarmos a ferramenta de gradiente do GIMP para gerar o efeito de iluminação e finalmente atribuir o aspecto esférico ao planeta.

Agora, o truque interessante está na criação da atmosfera em que será necessário selecionar a borda do planeta e com a opção Feather border do Border Select separar o controno do planeta para pintura com uma cor semelhante a usada na textura.

A parte mais complicada do tutorial é a criação dos anéis, envolvendo o uso do filtro Difference Clouds e Whirl and Pinch com várias transformações. Mesmo que você decida reproduzir apenas o planeta, o tutorial já será de grande utilidade em projetos que demandem esse tipo de cenário.

Outro ponto positivo é que podemos adaptar as técnicas para uso em outros softwares, como o Photoshop e Pixelmator.

Já mencionei que o GIMP é gratuito?