Apostila gratuita de iluminação e render com Kerkythea

A iluminação em projetos é uma das primeiras coisas que precisamos começar a nos preocupar quando trabalhamos com grandes cenas, e principalmente se o enquadramento da câmera estiver bem definido. Sim, a iluminação é muito melhor trabalhada se soubermos a posição e locais que devem ficar em evidência pela câmera do software que estamos usando. Essa é uma analogia direta com os ambientes controlados em que os fotógrafos e cineastas capturam suas imagens, e em algumas ocasiões adicionam luz artificial no ambiente para melhorar a cena. No caso de projetos envolvendo 3d o processo é muito parecido. Mas, para conseguir incrementar de maneira satisfatória uma cena, precisamos conhecer bem as ferramentas disponíveis.

No caso dos softwares 3d temos as luzes próprias, que devem ser pesquisadas e conhecidas a fundo para que seu aproveitamento ajude na composição das cenas. Um software que é amplamente usado por usuários do SketchUp para renderizar cenas, devido a sua licença gratuita é o Kerkythea. Essa ferramenta atrai muitas pessoas pela qualidade e velocidade com que consegue gerar imagens, mas a sua documentação e tutoriais não são tão abundantes como outras opções de render.

Se você é usuário do Kerkythea ou sempre teve curiosidade, mas acabou não usando o render devido a falta de informação, a oportunidade para aprender o funcionamento das luzes do renderizador apareceu. Uma apostila gratuita sobre iluminação com o Kerkythea está disponível para download, e o melhor de tudo é que o material está em português.

apostila-gratuita-kerkythea.jpg

A autoria do material é do artista Luca Picciau e que foi gentilmente traduzido para o português pelo arquiteto Fernando Padão, que publicou o material também de maneira gratuita no seu blog. Para fazer o download do material, basta visitar o link indicado nesse artigo e visitar o HD virtual do Fernando e copiar o arquivo.

No material você vai aprender como funcionam as luzes e também compreender o efeito que cada um dos parâmetros das luzes acaba tendo na cena. Para quem está começando, esse é um excelente recurso que pode ser extrapolado para controles de iluminação em outros softwares, pois muitos desses controles acabam tendo o mesmo nome e efeito.

Aprendendo sobre visualização no SketchUp

Quer desenvolver suas habilidades no SketchUp? Recomendo conferir os seguintes cursos do EAD – Allan Brito:

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Apostila gratuita de iluminação e render com Kerkythea”

  1. Boa noite Allan, eu achei fantástico porém também curioso com os anuncios do seu site. É verdade que podemos aprender a manejar o SketchUp e o Kerkythea gratuitamente nas suas aulas? não é por nada não, é que eu também não tenho dinheiro para pagar se fosse o caso.
    Olha, se assim for, eu sei pouca coisa no Sketchup, quero sim aprender a operá-lo com perfeição e incorporá-lo ao Kerkythea que eu também não sei nem por onde começar.
    Sou estudante de Arquitetura e Urbanismo em uma Universidade federal, onde eu não tive a oportunidade de aprender a operá-los, não porque a instituição não ofereça, mas sim porque eu saí de uma instituição privada, e quando lá cheguei, a minha grade já estava bem afrente das disciplinas dos softers.
    Ficarei muito grato se de fato puder ajudar-me.
    att: Jadson gomes

  2. Bom dia, Allan! Gostei muito do conteudo da apostila, mais não estou conseguindo fazer o download será que teria como voçê me mandar ela por e-mail?
    Desde já grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *