A iluminação em projetos é uma das primeiras coisas que precisamos começar a nos preocupar quando trabalhamos com grandes cenas, e principalmente se o enquadramento da câmera estiver bem definido. Sim, a iluminação é muito melhor trabalhada se soubermos a posição e locais que devem ficar em evidência pela câmera do software que estamos usando. Essa é uma analogia direta com os ambientes controlados em que os fotógrafos e cineastas capturam suas imagens, e em algumas ocasiões adicionam luz artificial no ambiente para melhorar a cena. No caso de projetos envolvendo 3d o processo é muito parecido. Mas, para conseguir incrementar de maneira satisfatória uma cena, precisamos conhecer bem as ferramentas disponíveis.

No caso dos softwares 3d temos as luzes próprias, que devem ser pesquisadas e conhecidas a fundo para que seu aproveitamento ajude na composição das cenas. Um software que é amplamente usado por usuários do SketchUp para renderizar cenas, devido a sua licença gratuita é o Kerkythea. Essa ferramenta atrai muitas pessoas pela qualidade e velocidade com que consegue gerar imagens, mas a sua documentação e tutoriais não são tão abundantes como outras opções de render.

Se você é usuário do Kerkythea ou sempre teve curiosidade, mas acabou não usando o render devido a falta de informação, a oportunidade para aprender o funcionamento das luzes do renderizador apareceu. Uma apostila gratuita sobre iluminação com o Kerkythea está disponível para download, e o melhor de tudo é que o material está em português.

apostila-gratuita-kerkythea.jpg

A autoria do material é do artista Luca Picciau e que foi gentilmente traduzido para o português pelo arquiteto Fernando Padão, que publicou o material também de maneira gratuita no seu blog. Para fazer o download do material, basta visitar o link indicado nesse artigo e visitar o HD virtual do Fernando e copiar o arquivo.

No material você vai aprender como funcionam as luzes e também compreender o efeito que cada um dos parâmetros das luzes acaba tendo na cena. Para quem está começando, esse é um excelente recurso que pode ser extrapolado para controles de iluminação em outros softwares, pois muitos desses controles acabam tendo o mesmo nome e efeito.

Aprendendo sobre visualização no SketchUp

Quer desenvolver suas habilidades no SketchUp? Recomendo conferir os seguintes cursos do EAD – Allan Brito: