Uma coisa que sempre repito para os meus alunos e colegas na área de computação gráfica 3d, é que se um dia precisasse comprar um software para trabalhar com modelagem 3d e render, estaria muito inclinado a adotar o Modo. A ferramenta tem uma interface muito bem trabalhada e algumas opções de modelagem 3d inovadoras, que fazem qualquer artista 3d ficar com vontade de experimentar um pouco da sua flexibilidade. O outro lado da história é poder acompanhar a evolução do Modo como ferramenta nascida dentro da Newtek com uma desavença entre parte da equipe que trabalhava no LightWave. Segundo conta a história, os responsáveis pelo desenvolvimento do LightWave queriam fazer uma alteração drástica no software, que foi negada de imediato pela empresa. Como resultado disso, a equipe pediu demissão e fundou a Luxology e criou o Modo.

No início o software estava focado apenas em modelagem usando uma filosofia muito semelhante ao praticamente finado Silo 3D. Mas, com o tempo foram sendo adicionados recursos para renderização e manipulação de materiais avançados. Hoje o Modo é uma ferramenta robusta de criação, mas que ainda está em pleno processo de desenvolvimento. A versão 501do software está focada na renderização e na qualidade com que o render é resolvido, usando poucos recursos de hardware.

Quais são essas novidades? O vídeo abaixo demonstra um pouco dessa qualidade do Modo 501, e já serve como apresentação do software para os usuários e artistas que não conhecem a ferramenta.

Um dos recursos mais comentados nos fóruns da Luxology é o chamado Occlusion Shader que adiciona controles extras sobre oclusão de objetos, para gerar áreas com sombras de contato com grande precisão e qualidade no render. Fora isso a lista de melhorias nessa atualização engloba itens como:

  • Raytracing
  • DoF
  • Displacement Maps
  • Reflexões do tipo Anisotropic
  • Controles de SSS
  • Uso de transparências com RGBA na Viewport e Render
  • Estereoscopia

Pelo conteúdo da lista, fica fácil perceber o motivo dessa atualização estar focada em render. Mais vídeos de demonstração e imagens podem ser encontradas na página do Modo 501. Quem quiser testar o software, existe uma versão de testes que pode ser usada por 30 dias de maneira gratuita e com todos os recursos.