Clicky

Produção de conteúdo digital para iPad com InDesign CS5

O futuro reserva muitas mudanças de ambiente para quem trabalha com mídia, e isso inclui a maneira como vamos consumir conteúdos como revistas e a própria internet. Esse é o ponto de vista das pessoas que consomem o conteúdo, mas e para quem produz? Bem, nesse caso será necessária a especialização cada vez maior dos profissionais envolvidos no processo, para conseguir adaptar o conteúdo para dispositivos como o iPad. Esse é um dos motivos que fará com que os profissionais especializados em mídia impressa seja cada vez menos requisitados. Por exemplo, você sabe usar diagramadores como o InDesign? Saiba que em pouco tempo você precisará diagramar e produzir conteúdos para tablets e ambientes personalizados para consumir mídia.

Para se adaptar a essas mudanças, recomendo começar assistindo uma excelente apresentação que tive a oportunidade de conhecer nos últimos dias e que aborda a criação de conteúdo para o iPad, usando o InDesign e pacote da Adobe chamado de Adobe Digital Publishing Suite. Esse pacote é gratuito e está disponível para download no link indicado que leva até o Adobe Labs.

O ponto negativo desse processo é que você precisa obrigatoriamente do InDesign para conseguir publicar conteúdos formatados para o iPad.

adobeDigitalPublishing.jpg

A parte positiva é que a apresentação de aproximadamente uma hora mostra os passos necessários para gerar esse tipo de conteúdo. Quem já conhece o InDesign já tem boa parte do processo dentro do seu leque de conhecimentos, ficando apenas pendente a configuração do Publishing Suite, que é a ferramenta responsável pela conversão do arquivo do InDesign para o modelo de publicação para a tablet. O diagrama que ilustra esse artigo mostra bem o processo de produção desse tipo de conteúdo usando o módulo da Adobe.

Esse modelo de publicação fica amarrado ao formato de midia da Adobe, fazendo com que precisemos usar a ferramenta como base para distribuir o conteúdo. É um pouco arriscado em termos de estratégia, mas evita a necessidade de estudar e migrar sua base de conhecimentos para Objective-C.

Se você quiser alguma coisa mais rápida, esse PDF tem um guia completo sobre a publicação de conteúdo para iPad com o módulo da Adobe.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Pedro Palaoro 24/01/2011 em 8:41 am

    Olá Allan, falaste de um assunto muito interessante, a meses venho pesquisando sobre essa plataforma que a pouco estava apensas nos corredores beta, a minha grande pergunta sobre este aplicativo é: Mas ele só produz conteúdo para IPad?? Não Consegui essa reposta com ninguém, mas me pareceu “retrogrado” o fato de ele não previr a produção de conteúdo para outros tipos de tablets, como os Android. É claro que o IPad está na moda, mas para produtores de conteúdo esse app para Indesign(meu companheiro diário) já véio incopleto. Se é que realmente acontece isso que estou pensando(sem saidas para além-ipad).

    Abraço

  2. Allan Brito 24/01/2011 em 8:34 pm

    Oi Pedro,

    Acredito que o foco deles por enquanto é o iPad, pela facilidade de produzir o conteúdo para apenas uma resolução. E como as tablets com o Android devem engrenar mesmo só com o lançamento da versão 3.0 do sistema, a Adobe deve estar aguardando para adicionar mais opções ao kit.

    Abraços

  3. Claudio Lins 06/05/2011 em 3:25 pm

    Boa tarde Allan,
    Para converte os arquivos para um formato de iPad eu tenho que ter uma conta no Adobe?
    Porque liguei para adobe e eles me informaram que tenho que usar o “Adobe Digital Publishing Suite”.
    Porém nos vídeos da Adobe mesmo vi eles usando um aplicativo chamado: “digital content bundler”. On de consigo esse aplicativo?

    Desde de já, Muito obrigado

    Claudio Lins

Deixar Um Comentário