Tutorial Blender 2.5: Criando grades com o modificador Array

Uma das funções do modificador Array no Blender é a criação de estruturas que apresentam padrões de repetição próprios, como é o caso de grades ou outros tipos de estruturas. A criação desse tipo de elemento com o Array é realmente simples e pode ajudar na ambientação de projetos de arquitetura ou cenários para jogos. Esse tipo de estrutura é muito usada em cenários com um contexto voltado para a ficção científica, pois as grades ajudam a passar a impressão de algo que tende para o design com metal. Sempre que tenho a oportunidade de mostrar o modificador Array para pessoas que não conhecem o Blender, acabo com as pessoas me questionando sobre como trabalhar com cópias em múltiplas linhas e colunas no Array.

O vídeo abaixo é um excelente exemplo de como podemos aproveitar a flexibilidade do modificador Array para gerar estruturas como uma grade formada por hexágonos. No vídeo o autor aproveita e mostra também o que é preciso para transformar essa grade em uma estrutura com formato retangular, pronta para receber mais Arrays.

Um dos primeiros pontos interessantes sobre o tutorial é que o Array só copia os elementos em uma linha, fazendo necessário adicionar outro Array. Sim, caso você nunca tenha usado modificadores, essa é uma das vantagens de ter ferramentas nesse formato. Com os modificadores é possível criar pilhas de modificadores que são adicionando alterações no mesmo objeto.

Repare que o primeiro e o segundo Array estão configurados usando eixos de deslocamento diferentes, para conseguir gerar cópias em linhas e colunas.

Depois que as cópias estão prontas, ainda é necessário fazer uma pequena alteração na disposição dos objetos, pois o Array não gera um quadrado perfeito. Nesse ponto é edição manual mesmo, em que o autor desloca e copia os objetos para conseguir fazer a composição dos hexágonos. Para os que pretendem seguir o procedimento do vídeo, recomendo sempre usar o Remove Doubles como o autor do vídeo faz, para evitar ter geometria sobreposta.

Sempre que você precisar criar elementos que possam ser reduzidos a partes como esse hexágono, que é copiado múltiplas vezes, o modificador Array pode ajudar bastante se usado de maneira correta.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

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