Clicky

Biblioteca de texturas gratuitas para download

A escolha de texturas para uso em projetos de renderização e animação é trabalhosa e principalmente complicada, pois é necessário verificar os termos de uso das imagens que encontramos nos mais diversos lugares, para garantir o seu uso em projetos comerciais. Nas minhas aulas de modelagem e também sobre texturas, acabo orientando os alunos a fazer pesquisas no próprio Google e Flickr, com o objetivo de encontrar imagens para uso em estudos sobre texturização e materiais. Mas, essas imagens que usamos para fins educacionais, em hipótese alguma podem ser aplicadas em projetos comerciais ou mesmo distribuídas em jogos.

A solução para isso é que precisamos utilizar imagens que tenham de maneira explícita a licença de uso que permita a aplicação em projetos comerciais, ou mesmo partir para a criação das nossas próprias texturas. Isso pode parecer improvável, mas não me surpreendo em constatar que a grande maioria dos artistas que conheço, usa sem nenhuma preocupação imagens provenientes do Google e Flickr, sem a menor preocupação com os direitos de uso dessas imagens.

Uma das soluções para esse tipo de problema, ou pele menos evitar que um dia você possa passar por constrangimentos sobre o uso indevido de texturas, é recorrer a bibliotecas que já tenham na sua licença de uso a descrição e liberação para uso comercial das imagens. Uma das bibliotecas de texturas que conheço é a Texturelib, que segundo a descrição do próprio web site teve todas as suas imagens capturadas pelas câmeras da equipe do Texturelib. O faz eles poderem oferecer a licença de uso das texturas em projetos comerciais, mas com a restrição de que as texturas não podem ser distribuídas.

free-texture-architecture.jpg

Isso significa que é possível aplicar as imagens como texturas, mas não podemos usar o material em projetos que distribuam os arquivos das imagens originais. Por exemplo, em projetos de jogos que utilizem as imagens como texturas, e que podem eventualmente ser extraídas dos arquivos fonte.

Se não for assim, a solução é recorrer a bibliotecas comerciais de texturas que já resolvem muito desse tipo de problema, pois são próprias para esse tipo de atividade e já permitem a utilização em projetos comerciais.

E você? De onde utiliza as suas texturas? A pesquisa abaixo é apenas de caráter informativo, para determinar como os leitores do blog fazem para localizar texturas para seus projetos.


Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. Fernando Simino 02/03/2011 em 8:18 pm

    E ai pessoal blz. Aproveitando o assunto. Eu gostaria de falar do http://www.cgtextures.com. Da pra baixar gratuitamente, é só se cadastra e pronto. Acredito que vcs todos já devem conher, de qualquer forma tá dada a dica.

    PS. Alan acompanho seu site há algum tempo. Quero aproveitar a oportunidade para te parabenizar pelo seu trabalho.
    Abssss
    Fernando

  2. jefferson 03/03/2011 em 7:45 am

    Alan bom dia não consigo instalar kerkythea corretamente. procuro ajuda.

    existe outros renderizadores gratuítos, me diga por favor.

  3. ale lopes 12/04/2011 em 10:09 am

    Olá, acompanho o site desde o ano passado e quero parabeniza-lo pelo excelente conteúdo e sempre ligado nos últimos assuntos ligados ao desenho de todas as formas.

  4. COMTE REIMANN DREWES 05/11/2012 em 12:44 pm

    Boa tarde. Gostaria como fazer para configurar, corretamente, as texturas para o 3ds max?

    Obrigado.

  5. […] Texturepilot acaba complementando outros serviços que também oferecem texturas gratuitas para download como é o caso do Texturelib e outros que já foram comentados aqui no blog em outras ocasiões. Qual é o melhor deles? Isso é […]

  6. Antonio Agnaldo Loureiro Junior 30/03/2015 em 8:32 pm

    Olá, Allan Brito, você poderia me indicar sites, ou videos grátis de aulas de blender do básico ao avançado.
    tenho um projeto de criação que estão parados por falta de tempo para “pesquisa”(Dinheiro).
    gostaria de saber como posso me inscrever em seu curso. valeu…

Deixar Um Comentário