Uma das tradições mais antigas em termos de participação dos usuários no desenvolvimento do Blender está retornando, que é a escolha da splash screen. Essa é aquela imagem que visualizamos sempre que abrimos o software, e que por muito tempo foi escolhida com base em concursos que ofereciam a oportunidade para qualquer pessoa tivesse a chance de ter sua imagem visualizada por centenas de artistas ao redor do mundo. Desde que começaram a surgir as primeiras versões de teste do Blender 2.5, apenas imagens oriundas do projeto Sintel foram usadas, mas o eminente lançamento do Blender 2.57 requer uma nova splash.

O Blender 2.57 que está planejado para sair no início de Abril será a primeira versão estável da série 2.5 que perderá o rótulo de beta. As regras para participar do concurso são bem simples, e você encontra a lista completa com os requisitos e também o local em que as imagens devem ser publicadas nesse endereço, que leva diretamente ao fórum Blenderartists.

blender-257-splash.png

Um dos grandes desafios desse concurso é mostrar em apenas uma imagem as novidades e recursos do Blender 2.5, que é um dos requisitos para escolha da imagem. O ideal é conseguir concentrar em apenas um render a maior quantidade possível de recursos e imagens, usando apenas o render interno do Blender para o processo. Isso garante que você não crie uma imagem que seja desconsiderada por aproveitar recursos de renders externos como o LuxRender.

No endereço indicado é possível fazer o download dos modelos de imagem que devem ser usados para montar a splash, e que precisam seguir algumas regras básicas como o respeito as dimensões da imagem e a não utilização da área em que ficam o nome e logo do Blender.

A data final para envio das imagens é o dia 27 de março.

Se você quiser aproveitar para participar de outro concurso, pode já produzir outra imagem para a splash screen do LuxRender 0.8, que também está em fases finais de desenvolvimento. As regras para o concurso são parecidas com as do Blender, em que evidentemente é necessário usar apenas o LuxRender para gerar as imagens.

O prazo é o final de março também.