Projetos do Google Summer of Code aprovados para o Blender

O Blender está participando novamente do projeto Google Summer of Code, que tem como objetivo aproveitar o tempo ocioso de estudantes de áreas relacionadas com computação, e permitir que os mesmos trabalhem em projetos de softwares abertos como o Blender. Os estudantes que tem projetos aprovados recebem incentivos financeiros do Google para prosseguir com o desenvolvimento. Isso acaba gerando uma enorme iniciativa de melhoria, e o Blender sempre acaba com vários projetos aprovados, resultando em novas ferramentas como o modificador ShrinkWrap que nasceu e um Google Summer of Code.

Esse ano foi divulgada a lista dos projetos que foram aprovados pelo comitê do SoC e o Blender teve 17 projetos aprovados! Sim, teremos 17 projetos de estudantes em andamento que podem resultar em melhorias para o Blender. Muitos dos projetos aprovados são propostas de melhoria para ferramentas já existentes, como você vai perceber ao consultar a lista.

google summer of code 2011

A lista completa dos projetos pode ser encontrada nesse endereço, mas para ajudar as pessoas que tem dificuldade com o inglês, resolvi traduzir e resumir a lista de projetos:

  • Mesh Editing/Retopology: Melhorar e adicionar novos métodos para retopologia e edição de objetos do tipo Mesh.
  • Sculpt/Paint: Adicionar novos recursos e melhorar o modo de escultura do Blender, e portar os pincéis do modo de escultura para outros modos de trabalho do Blender.
  • UV Unwrapping: O projeto que pretendia melhorar as ferramentas de mapeamento UV esse ano teve que concorrer com outras quatro propostas. Essa foi a que agradou mais o comitê e foi escolhida.
  • Weighting Tools: A pintura de pesos para malhas 3d irá ganhar um reforço com esse projeto, que tem como foco o processo conhecido como Skinning.
  • UV/Paint Tools: Aqui a proposta é adicionar novos modos de pintura para o Blender.
  • Animation System Polish: O sistema de animação do Blender 2.5 está muito bom, mas esse projeto pretende melhorar esse sistema ainda mais.
  • Motion Capture Tools: Um recurso muito solicitado no Blender é a melhor integração e compatibilidade para ler e usar arquivos provenientes de captura de movimento. Esse projeto irá focar nesse tipo de ferramenta.
  • Fluid Simulation Improvements: Esse projeto irá adicionar ao sistema de fluidos do Blender novos artigos científicos e estudos, para expandir as funcionalidades do sistema de fluidos.
  • Camera Tracker Integration / Camera Tracker library improvements: Aqui temos dois projetos de grande interesse para o Instituto Blender, pois um dos próximos Open Movies irá usar Camera Tracking.
  • Improved Internationalization and Localization: Adaptação da interface e textos no Blender, para exibir outras línguas.
  • Nodes for the GE logic: Já pensou em usar nós para ajustar os blocos de lógica? Esse é o objetivo desse projeto.
  • BGE Animation improvements / BGE bugfixing and polishing: Atualizações e melhorias para o sistema de animação e correções na game engine do Blender.
  • Collada: Melhor suporte ao formato Collada no Blender, proporcionando a artistas 3d usar uma maior gama de arquivos de lugares como o 3d warehouse.
  • 3D Audio: Projeto que pretende adicionar recursos de audio 3D ao Blender.
  • Dynamic Paint: Melhorias para o modo de pintura.

Agora é só ficar torcendo para que esses projetos sejam finalizados!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Projetos do Google Summer of Code aprovados para o Blender”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *