Na criação de imagens com base em modelos 3d é importante sempre tentar pensar no processo de criação, aproveitando todo o potencial das ferramentas 3d e do que podemos utilizar em termos de montagem final. Por exemplo, um dos erros que muitas pessoas cometem é tentar pensar na imagem final como sendo de total responsabilidade do software 3d gerar cenários, vegetação e outros elementos. Esse tipo de coisa é muito mais simples de adicionar na pós-produção, e dependendo de como trabalhamos nesse tipo de estágio da criação, os resultados podem ficar muito bons! É difícil encontrar imagens que não passam por algum tipo de correção, mesmo que sejam ajustes mínimos de cores.

Para os que nunca tiveram a oportunidade de visualizar um pouco desse processo, encontrei o vídeo abaixo que mostra muito bem como essa pós-produção acontece, e de que maneira você pode começar a pensar nela para seus projetos. No vídeo é possível acompanhar a finalização de uma imagem mostrando o objeto principal do projeto que é uma edificação, e o artista responsável precisa adicionar elementos como um plano e fundo com o céu.

O objetivo desse tutorial não é produzir um cenário realista, pelo menos o resultado está bem longe disso, ficando mais próximo de algo estilizado no estilo pintura. Um ponto importante para esse tipo de composição é a adição de um objeto no primeiro plano, que atribui uma sensação interessante de escala para o conjunto todo. Os detalhes como as discretas luzes proeminentes de cada uma das torres nas edificações e a adição de pássaros na cena, mostram como alguns pequenos ajuste são simples de criar.

A qualidade e realismo da imagem final é um pouco questionável, mas ainda assim está bem mais interessante do que o resultado inicial apenas com o uso do render.

O material é um excelente exemplo de como é importante adquirir habilidades em ferramentas de finalização como é o Photoshop ou GIMP. Se não fosse possível trabalhar com os ajustes baseados em imagens, esse tipo de edição seria realizado junto como o render, o que poderia deixar o render um pouco mais longo.

Se você ainda não teve interesse de estudar esse tipo de conteúdo, recomendo começar o quanto antes!