Maxon comemora 25 anos com vídeo do Cinema 4D

A competição entre softwares 3d é sempre muito saudável para os usuários, e a presença constante de grandes empresas como a Autodesk, as vezes passa a impressão de que todas as opções do mercado de softwares para produção de material 3d está com a empresa. Nos últimos anos a Autodesk acabou atraindo para baixo das suas asas ferramentas de peso como o Maya e o Softimage. Mas, existe vida fora dos domínios da Autodesk e para as pessoas que procuram soluções proprietárias de software o Cinema 4D é um dos grandes destaques na área de efeitos e motion graphics.

Já tive a oportunidade de usar o Cinema 4D algumas vezes e até ministrar um curso rápido sobre ele, e posso afirmar que o software é muito bom, e um dos grandes diferenciais é a sua natureza multiplataforma. Uma limitação que impede que usuários do 3ds Max migrem para Macs, fazendo muita gente trocar de software devido a mudança no sistema operacional.

Nos últimos dias a Maxon, que é a empresa responsável pelo Cinema 4D, comemorou o seu aniversário de 25 anos, e para mostrar um pouco do que o Cinema 4D pode fazer, e aproveitaram para brincar com a interface do Mac OS X e dos dispositivos da Apple. O resultado ficou muito legal.

Mas, isso não é a prova do que o Cinema 4D realmente pode fazer, e assim como acontece com outros softwares 3d, uma das maneiras de se visualizar os resultados da produção desse tipo de software é com o seu Demo Reel, e esse é o vídeo que mostra os melhores trabalhos realizados com o Cinema 4D em 2010:

É uma pena que a Maxon não tenha um programa educacional tão flexível como a Autodesk, com a disponibilização de licenças para estudantes e professores, para que os mesmos possam usar e aprender a trabalhar com o Cinema 4D. A versão demo que pode ser copiada de maneira gratuita no web site da Maxon é restrita em vários aspectos. Se não fosse por esse tipo de limitação, provavelmente teria instalado aqui o Cinema 4D para estudar e praticar mais com o software, assim como já faço nos softwares da Autodesk.

Se você é usuário de Macs e não pretende usar o Blender como ferramenta 3d, recomendo uma visita ao web site da Maxon para conhecer melhor o Cinema 4D, pois ele pode ser uma ótima opção para você.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Maxon comemora 25 anos com vídeo do Cinema 4D”

  1. Olá Allan,

    Frequentemente venho buscar novidades em seu blog, que tem se mostrado atual e abrangente, mas decidi escrever para corrigir uma nota neste artigo sobre CINEMA 4D.

    O CINEMA 4D, diferentemente do que foi dito, está disponível na versão educacional para estudantes e instituições de ensino, apesar da informação não estar explícita no site da MAXON.

    O Distribuidor Autorizado MAXON no Brasil e América do Sul, CAD Technology (www.cinema4d.com.br), fornece a versão educacional também para alunos do curso de CINEMA 4D, reconhecido pela MAXON US, ministrado na CAD Technology em São Paulo, onde eu fui instrutor de CINEMA 4D há alguns anos. Atualmente eu trabalho como ilustrador para publicidade num estúdio em São Paulo e mantenho um forum de CINEMA 4D (www.cinema4d.com.br/forum).

    Diferentemente da Autodesk, a MAXON não exige Annual Subscription sobre as licenças, o que se torna uma vantagem para usuários legalizados, principalmente freelancers.

    Abraços.

  2. Oi Daniel,

    Obrigado pelos esclarecimentos.

    Não conhecia esse programa da Maxon. Mas, eles só fornecem para alunos dos cursos oficiais? Se alguém quiser estudar Cinema 4D, mas está matriculado em uma graduação de design que não adota o software. Ele tem direito a versão educacional?

    Abraços

  3. Sem dúvida!

    Basta comprovar que é estudante (algum documento da faculdade) e então solicitar uma licença educacional diretamente com a revendedora em São Paulo por um preço bastante reduzido.
    Outra informação que talvez seja interessante atualizar em seu post é quanto à versão demo.

    O CINEMA 4D Demo é completo e sem restrições, com exceção do tamanho do render final, que fica limitado 640×480.
    Após instalar, tem um prazo de validade de 40 dias, quando então expira.

    Para quem deseja conhecer o software, é uma das melhores opções em software demo, pois é possível explorar todos os recursos antes de comprar.

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *