Autodesk Neon: Render com AutoCAD e Revit na nuvem

A renderização e armazenamento de arquivos relacionados com computação gráfica na nuvem é uma forte tendência em projetos de larga escala, pelas facilidades em guardar arquivos e até mesmo acelerar a renderização. Um pouco dessa facilidade pode ser conferida no artigo em que descrevo o uso do Dropbox para ajudar nesse tipo de projeto. Mas, outras empresas estão começando a investir pesado nesse tipo de solução, que é uma evolução do que conhecemos como render farm. Agora foi a vez da Autodesk investir nessa área com o projeto Neon. Esse projeto oferece para os usuários do AutoCAD e Revit a possibilidade de renderizar projetos usando os servidores da própria Autodesk.

O uso desse tipo de recurso é simples, e requer apenas a instalação do aplicativo que faz a conexão do seu software com os servidores do Neon, para que você tenha acesso ao painel de controle do projeto e acompanhar as suas renderizações. Ainda não tive a oportunidade de renderizar nenhum projeto usando o Neon, mas as pessoas que já o fizeram postaram comentários positivos sobre o desempenho do render de maneira geral.

autodesk-neon.jpg

Como o Neon ainda está em desenvolvimento, existem muitas limitações sobre o seu uso como um todo. O primeiro é a capacidade de gerar apenas imagens estáticas, mas acredito que as animações seriam uma evolução natural. A outra é ao suporte apenas ao AutoCAD e Revit. Mesmo assim o projeto é muito interessante para todas as pessoas que precisam gerar imagens usando um desses softwares.

Por enquanto, o projeto Neon é gratuito para uso junto com o AutoCAD e Revit, mas deve ser um serviço pago quando sair do Autodesk Labs. Portanto, aproveite o tempo em que o projeto ainda é gratuito para desfrutar de uma excelente aceleração nas suas renderizações, as custas da Autodesk. Em termos de uso, a minha única sugestão seria o suporte a projetos criados usando o 3ds Max!

Já pensou poder utilizar esse tipo de estrutura para renderizar aqueles projetos de animação complexa aproveitando o 3ds Max e mental ray, sem se preocupar em abusar no Final Gather? Até que o recurso esteja disponível no projeto Neon, você terá que recorrer a uma render farm para usar o 3ds Max com mental ray na nuvem.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *