A composição de imagens geradas por softwares 3d é sempre um aspecto que deixa os artistas iniciantes um pouco confusos, pois pode ajudar significativamente a melhorar uma renderização. Para conseguir melhorar esse tipo de composição a melhor saída é estudar mais sobre fotografia, e nesse aspecto existe uma regra muito simples que pode ajudar de maneira significativa a criar melhores imagens. A técnica é conhecida como “regra do terço” e pode ser usada tanto por fotógrafos mesmo, e por profissionais de computação gráfica. O procedimento consiste na localização de pontos específicos na imagem, que devem ser usados para posicionar os objetos principais da sua composição.

Como podemos usar esse tipo de técnica em softwares 3d? Esse artigo de um artista chamado Ciro mostra como configurar o 3ds Max e os campos chamados de Action Safe e Title Safe para conseguir montar uma grade, especialmente preparada para posicionar esses elementos na tela. Mas, como é a proporção dessa grade? A regra é chamada regra dos terços, pois é necessário fazer a marcação em três partes na horizontal e vertical, sendo que apenas um terço do espaço é aproveitado. É exatamente o terço central que tem os chamados pontos de interesse nos seus vértices.

primcomposer-export_3dMax

Segundo diz a técnica, os objetos colocados em um desses pontos de interesse formam uma composição mais equilibrada e interessante.

Se você não quiser trabalhar com esse tipo de modificação nos ajustes da câmera, podemos utilizar objetos auxiliares como alvo da câmera, para conseguir montar a grade. O processo é simples, e envolve adicionar objetos como alvo da câmera que funcionam como se fosse a grade dos elementos title safe e action safe, que poderiam ser ligados e desligados sempre que necessário no software 3d.

No Blender, você pode seguir as orientações desse tutorial que mostra como ajustar a composição da tela usando essa regra dos terços, aproveitando um pequeno patch. Mas, já adianto que o patch está bem desatualizado.

Mas, assim como todas as técnicas que envolvem um pouco de subjetividade, é perfeitamente possível fazer modificações na composição. Portanto, modifique a posição das imagens e composição no resultado final, se você como autor do material avaliar que o resultado será melhor para o seu projeto.