Guias para composição na câmera do Blender

Na semana passada publiquei aqui no blog um artigo em que comentava sobre o uso de técnicas próprias para composição baseadas em fotografia, e aplicadas em softwares 3d. Naquele artigo em particular o texto era direcionado para uso no 3ds Max, pois com ele é possível editar os valores dos campos Camera Safe e Action Safe da câmera para conseguir montar a composição. A técnica é conhecida como regra dos terços, e funciona de maneira simples, delimitando a imagem que a câmera foca em três partes iguais na horizontal e vertical, resultando em um tipo de grade. O uso dos cantos do quadrado central ajudam a posicionar elementos importantes na sua renderização em pontos de interesse, melhorando a composição de maneira geral no seu projeto.

O uso dessa técnica no Blender era possível, mas exigia o uso de artifícios ou truques para adicionar essas linhas de composição posteriormente na câmera. No artigo da semana passada o leitor Adeyvison, chamou a minha atenção para um novo recurso do Blender 2.58 que já adiciona esse tipo de linha guia para composição diretamente na câmera.

Para mostrar o funcionamento desse recurso, tomei a liberdade de gravar um pequeno tutorial em vídeo que mostra a configuração das guias em uma câmera. O processo como um todo é extremamente simples!

Só para deixar bem claro, o recurso é novo no Blender 2.58 e os artistas usando versões anteriores do Blender não devem encontrar essa opção nas câmeras.

Assim que você seleciona uma câmera no Blender, é possível acionar o painel de opções da câmera chamado de Object Data. Quando temos uma câmera selecionada o Object Data exibe apenas opções para essa câmera, e na parte inferior do painel encontramos o Composition Guides. Nesse campo encontramos todas as opções de guias para composição na câmera do Blender, e assim que escolhemos uma dessas opções as linhas correspondentes a técnica de composição escolhida aparecem na visão da câmera.

O processo fica muito mais simples dessa forma e você como artista 3d deve usar esse procedimento para o máximo de imagens e projetos que puder. Esse tipo de guia ajuda a posicionar os elementos do seu projeto em lugares que destacam mais a cena. Agora você não tem mais desculpas para não caprichar nas composições das suas cenas no Blender!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Guias para composição na câmera do Blender”

  1. Valew, obrigado pelo meu nome nos créditos.
    Sou leitor acirrado de seu blog, amante dos softwares free.
    E tento aos poucos mudar o cenário da publicidade capixaba, e substituir pirataria por liberdade.

  2. Muito bom essa informação.
    Alguem aqui no blog sabe como fazer todo o processo de composição no blender.
    Estou fazendo um filme de terror e ele á o segundo é uma continuação agora irei usar elemento 3d para as cenas desdes de set extension até criação de cenarios no proprio blender. Tabem tô precisando de uma ajuda para criar e animar uma asa de morcego, e saber qual redenrizador seria melhor no meu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *