Clicky

Tutorial Blender 2.5: Criando fumaça com animação

Uma das coisas que mais gosto de fazer quando tenho tempo é ficar testando ferramentas de animação baseada em física. O Blender 2.5 trouxe inúmeras atualizações e melhorias para essas ferramentas como o Smoke, que consegue simular de maneira realista o comportamento de fumaça em 3d, usando um conjunto de sistema de partículas e efeitos de render. Mas, o mais interessante é que boa parte do processo é automatizado, fazendo com que você precise apenas conhecer o funcionamento da ferramenta para conseguir simulações de boa qualidade.

Já tinha produzido alguns meses atrás um tutorial sobre o funcionamento do Smoke, que praticamente não sofreu modificações desde a sua apresentação.

Mas, ainda assim achei interessante atualizar o tutorial e mostrar como podemos adicionar animações no emissor da fumaça para conseguir efeitos bem legais no Blender.

A configuração da cena para receber a simulação de fumaça é bem parecida com os fluidos, pois é necessário trabalhar com um objeto que é o emissor das partículas e outro delimitando a área em que a simulação acontece, que é o domínio. Para esse tutorial foram criados um cubo como domínio e um plano subdividido como sendo o emissor das partículas.

O segredo para conseguir emitir fumaça de objetos é adicionar um sistema de partículas antes do processo, e garantir que as forças aplicadas ao sistema de partículas já estejam direcionando os objetos para o local em que a fumaça deve ser criada. Nesse caso adicionei uma força na direção do eixo Z, para garantir que a fumaça suba.

Depois de criar esse sistema de partículas acionei a opção Smoke no Blender, e ao pressionar o play na timeline, o resultado foi a emissão da fumaça. Mas, para deixar a coisa um pouco mais interessante, foram adicionados keyframes de localização no plano, e o mesmo se desloca dentro do domínio gerando um efeito bem interessante na emissão da fumaça. Como último recurso do tutorial, dobrei a resolução da fumaça para mostrar como acontece a perda de performance na 3D View com mais qualidade na simulação.

Se você ainda não sabe usar o Blender e gostaria de aprender, recomendo visitar o meu curso gratuito de Blender 2.5, e depois experimentar criar esse sistema de simulação de fumaça. Tanto o curso como o Blender são gratuitos!

2017-04-11T10:26:14+00:00 By |Blender 3D|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Thiago Kolb 02/08/2011 em 8:42 pm

    Allan teria como criar um video mostrando como renderizar fumaça??

    flw

  2. Darlan 03/08/2011 em 8:10 am

    Muito bom!

  3. tiago 16/08/2011 em 3:42 pm

    ola gostaria de saber como usar e criar normal map no blender.

    vc ja fez algum tutorial sobre isso?
    obrigado

Deixar Um Comentário