Curso sobre Blender Cycles: Renderização avançada – Inscrições abertas

A renderização avançada com o Blender usando técnicas refinadas e algoritmos de iluminação global sempre significou o uso de renderizadores externos, como é o caso do YafaRay ou LuxRender. Mas, desde o início do ano quando foi anunciado o desenvolvimento do Blender Cycles, o novo renderizador para o Blender que será capaz de utilizar algoritmos refinados como o Path Tracing e até mesmo fazer uso de GPU para renderização, a maioria dos artistas que usa o Blender ficou imediatamente empolgada.

Mas, como funciona esse Blender Cycles e como podemos usar o mesmo para gerar imagens realistas? Para ajudar a responder essas perguntas e mostrar como o Cycles funciona, elaborei o terceiro curso do EAD – Allan Brito que teve as suas inscrições abertas ontem! O curso sobre Blender Cycles: Renderização Avançada foi resultado de uma extensa pesquisa que realizei desde que o Cycles foi lançado, e tive a oportunidade de começar a usar o renderizador. Nesse meio tempo fui realizando testes e registrando o funcionamento do Cycles em anotações e pequenos vídeos.

E o resultado dessa pesquisa você encontra no curso, que está dividido em sete aulas que abordam os seguintes temas:

  1. Aula 01 – O que é o Blender Cycles?
  2. Aula 02 – Modelagem 3d com Cycles
  3. Aula 03 – Iluminação com Cycles
  4. Aula 04 – Materiais com Cycles
  5. Aula 05 – Texturas com Cycles
  6. Aula 06 – Renderização com Cycles
  7. Aula 07 – Exercício de visualização com Cycles

O vídeo abaixo é um exemplo do que você vai encontrar no curso.

O curso tem uma abordagem bem direta sobre o Cycles, mostrando como trabalhar com a iluminação usando Path Tracing e a aplicação de materiais e texturas nos modelos 3d. Um ponto interessante do Cycles e que é utilizado em todos os exemplos do curso, é a necessidade de trabalhar usando o Node Editor do Blender. Se você não sabe usar essa janela, a oportunidade para aprender é agora, pois no Cycles tudo depende do Node Editor.

No final do curso, você vai acompanhar o processo completo de modelagem, configuração e renderização para um projeto de visualização de produto. Apesar do Cycles ainda estar em desenvolvimento, já podemos aproveitar muitos dos seus recursos para aprender e utilizar em projetos com o uso dos builds personalizados do graphicall.org.

Como fazer a inscrição? Basta visitar a página do curso, e utilizar o botão na parte inferior da página para realizar a inscrição. O cronograma de publicação das aulas no caso do Cycles é bem curto, e a previsão para que todas as aulas estejam publicadas é na próxima semana!

As pessoas que estão inscritas no curso de modelagem poligonal com Blender, ou Animação 3D com Blender podem fazer a inscrição com desconto de 10% usando os botões disponíveis dentro da área dos cursos.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *