A renderização avançada com o Blender usando técnicas refinadas e algoritmos de iluminação global sempre significou o uso de renderizadores externos, como é o caso do YafaRay ou LuxRender. Mas, desde o início do ano quando foi anunciado o desenvolvimento do Blender Cycles, o novo renderizador para o Blender que será capaz de utilizar algoritmos refinados como o Path Tracing e até mesmo fazer uso de GPU para renderização, a maioria dos artistas que usa o Blender ficou imediatamente empolgada.

Mas, como funciona esse Blender Cycles e como podemos usar o mesmo para gerar imagens realistas? Para ajudar a responder essas perguntas e mostrar como o Cycles funciona, elaborei o terceiro curso do EAD – Allan Brito que teve as suas inscrições abertas ontem! O curso sobre Blender Cycles: Renderização Avançada foi resultado de uma extensa pesquisa que realizei desde que o Cycles foi lançado, e tive a oportunidade de começar a usar o renderizador. Nesse meio tempo fui realizando testes e registrando o funcionamento do Cycles em anotações e pequenos vídeos.

E o resultado dessa pesquisa você encontra no curso, que está dividido em sete aulas que abordam os seguintes temas:

  1. Aula 01 – O que é o Blender Cycles?
  2. Aula 02 – Modelagem 3d com Cycles
  3. Aula 03 – Iluminação com Cycles
  4. Aula 04 – Materiais com Cycles
  5. Aula 05 – Texturas com Cycles
  6. Aula 06 – Renderização com Cycles
  7. Aula 07 – Exercício de visualização com Cycles

O vídeo abaixo é um exemplo do que você vai encontrar no curso.

O curso tem uma abordagem bem direta sobre o Cycles, mostrando como trabalhar com a iluminação usando Path Tracing e a aplicação de materiais e texturas nos modelos 3d. Um ponto interessante do Cycles e que é utilizado em todos os exemplos do curso, é a necessidade de trabalhar usando o Node Editor do Blender. Se você não sabe usar essa janela, a oportunidade para aprender é agora, pois no Cycles tudo depende do Node Editor.

No final do curso, você vai acompanhar o processo completo de modelagem, configuração e renderização para um projeto de visualização de produto. Apesar do Cycles ainda estar em desenvolvimento, já podemos aproveitar muitos dos seus recursos para aprender e utilizar em projetos com o uso dos builds personalizados do graphicall.org.

Como fazer a inscrição? Basta visitar a página do curso, e utilizar o botão na parte inferior da página para realizar a inscrição. O cronograma de publicação das aulas no caso do Cycles é bem curto, e a previsão para que todas as aulas estejam publicadas é na próxima semana!

As pessoas que estão inscritas no curso de modelagem poligonal com Blender, ou Animação 3D com Blender podem fazer a inscrição com desconto de 10% usando os botões disponíveis dentro da área dos cursos.