Google vende o SketchUp para a Trimble

Os usuários mais recentes do SketchUp podem não saber, mas o software que você utiliza para criar modelos 3d de maneira fácil e intuitiva não foi criado pelo Google. Apesar de hoje ser amplamente associado a marca da gigante das buscas, o SketchUp foi comprado pelo Google alguns anos atrás quando ainda estava na sua versão 5. A primeira atualização do SketchUp sob a bandeira do Google foi o SketchUp 6. A estratégia da empresa era usar a tecnologia do SketchUp para fomentar a produção de modelos 3d para as suas tecnologias de mapas em 3d e o Google Earth.

Pois, agora no final de Abril foi anunciado no blog oficial do SketchUp, que a estrutura de desenvolvimento e as equipes de suporte que hoje estão no Google, devem migrar para outra empresa chamada Trimble. Em outras palavras, o SketchUp foi vendido para essa empresa e provavelmente o futuro SketchUp 9 já será lançado sob a bandeira da Trimble.

A empresa é mais conhecida nas áreas de produção 3d para arquitetura e engenharia, por suas ferramentas na área de geoprocessamento e também BIM. A promessa do Google no comunicado é que agora sob uma nova bandeira, o SketchUp poderá se desenvolver muito mais em direção ao mercado de visualização para arquitetura e engenharia. O foco do Google nunca foi esse mercado, e convenhamos que o SketchUp poderia melhorar muito em comparação com outras ferramentas 3d, adicionando suporte multicores, processamento em 64 bits e muito mais!

Em que isso muda para o usuário final? Por enquanto, nada! O comunicado deixa bem claro que a versão gratuita do SketchUp continuará existindo e o Google deve ser o responsável pela manutenção e hospedagem do 3D Warehouse, o que é um alívio para a sua enorme base de usuários.

Em minha opinião, a mudança é positiva para as pessoas que adotam o SketchUp como ferramenta de trabalho, pois devem ser adicionadas opções avançadas no SketchUp Pro, e talvez suporte a novas tecnologias e representação de topologias complexas. A versão gratuita deve sempre permanecer nivelada da maneira como está hoje, e não deve receber a mesma atenção que a Pro. Será que veremos modelagem usando BIM ao estilo do SketchUp sem a necessidade de scripts?

E você? Gostou da mudança?

Curso sobre SketchUp

Ainda não sabe o usar o SketchUp? Nesse endereço você encontra um curso online gratuito ensinando a usar o software, e aqui existe um curso de modelagem com SketchUp direcionado para arquitetura.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Google vende o SketchUp para a Trimble”

  1. Estou com dificuldade em rendarizar no SketchUp 8, esta a pedir outro programa para ele funciomar, agradecia a vossa ajuda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *