BSurfaces agora é gratuito para usuários do Blender

O ecossistema de addons comerciais para o Blender não é tão vasto como o do 3ds Max, mas existem opções de ferramentas que são distribuídas de maneira comercial. Diferente do código fonte do Blender que é licenciado pela GPL, os Addons são escritos em Python e são executados usando estruturas independentes ao Blender. Portanto, é mais fácil distribuir um Addon usando licenças diferentes da GPL no Blender do que tentar criar um “Plugin” nos formatos usados em ferramentas como o 3ds Max.

Um desses exemplos de Addon comercial do Blender é o excelente BSurfaces, que adiciona uma gama de opções muito interessante para a modelagem baseada em polígonos. O Addon é capaz de gerar modelos 3d com base na seleção de diversas seleções usando curvas e outras estruturas complexas. O vídeo abaixo mostra um exemplo de objeto com topologia complexa que é criado com a ajuda do BSurfaces.

Quer saber a melhor notícia sobre o BSurfaces? Até alguns dias atrás ele era comercializado por 39 dólares. Agora o Addon está sendo distribuído de maneira gratuita usando a licença GPL. Portanto, você pode fazer o download do Addon agora mesmo para usar no seu Blender, e segundo os desenvolvedores do Addon a ferramenta funciona sem grandes problemas com o BMesh do Blender 2.63.

Ainda não tive a oportunidade de fazer testes com o BSurfaces usando o BMesh, mas a princípio está tudo funcionando sem grandes problemas.

Depois de instalar o BSurfaces no seu Blender, será possível acessar as opções de modelagem na barra de ferramentas do Blender. Um aspecto interessante sobre o BSurfaces, é que o mesmo trabalha com a coversão de curvas em superfícies baseadas em polígonos, e essas curvas podem ter origem até mesmo no Grease Pencil em que os desenhos das curvas são realizados a mão livre.

Para usar o BSurfaces é necessário criar um objeto poligonal (Mesh) para que depois seja possível adicionar as curvas na sua parte interna. Nos meus testes, sempre crio um plano ou cubo e excluo os vértices do objeto para conseguir um polígono vazio. E depois, dentro do modo de edição, podemos adicionar as curvas para criar os elementos do BSurfaces. A mágica é feita quando acionamos o botão Add Surface.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “BSurfaces agora é gratuito para usuários do Blender”

  1. Nossa! que maravilha essa ferramenta cara! muito bom mesmo, vou considerar fazer uma Doação (Donate) após meus testes com a ferramenta, pq pelo vídeo é uma maravilha!
    valeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *