No início de 2012 comecei um projeto diferente aqui no allanbrito.com que foi o de produzir um videolog. O primeiro episódio foi publicado no início de Janeiro e marcou o começo do projeto com feedback positivo dos leitores aqui do blog. Os pontos negativos desse primeiro episódio foram o tempo total do video, que ficou um pouco longo para os padrões dos videologs. A duração passou de 30 minutos, e já me mostrou que o ideal na época seria quebrar o material em dois vídeos diferentes.

Depois de uma longa pause de seis meses, estou retornando com a continuação do videolog! O episódio 02 foi publicado ontem a noite, e dessa vez com um tempo mais civilizado de 14 minutos.

Esse é o vídeo:

Quais os temas desse segundo episódio do videolog? O assunto continua sendo a evolução da produção do projeto Mango que diferente do início do ano, agora possui muito material para ser exibido no vídeo, o que facilita o entendimento do projeto por quem ainda não o conhece. Apesar de gostar muito de falar sobre os projetos relacionados ao Blender, o Mango não é o único tema do videolog.

No final do vídeo faço uma rápida explicação sobre compressão de imagens em computação gráfica. Para ser mais preciso, comento sobre o uso de algoritmos de compressão do tipo:

  • Lossy
  • Lossless

Esses formatos podem ser decisivos para o melhor armazenamento de imagens para projetos e até mesmo composição de imagens. Por exemplo, você sabe quando é ideal salvar arquivos no formato PNG ou JPG? Assista o videolog até o final e você vai descobrir!

E claro, se você gostou do vídeo e do conteúdo, avalie o mesmo no Youtube! Isso é muito importante para divulgar o conteúdo no Youtube e também funciona como incentivo para continuar produzindo mais vídeos.

Dessa vez, prometo que os próximos episódios devem ser lançados com espaço de tempo muito menor, quem sabe até na próxima semana!

Já aproveito também, para divulgar dois canais de comunicação alternativos que você pode usar para entrar em contato comigo, e que funcionam muito melhor do que o e-mail. O primeiro é o Twitter, em que consigo responder as perguntas feitas pela rede de maneira muito rápida! Você já está seguindo o meu Twitter?

A outra é a página do EAD – Allan Brito no Facebook que também pode ser usada para fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os assuntos publicados aqui no blog.