Script gratuito para 3ds Max e V-Ray ajuda na iluminação

O uso das chamadas luzes fotométricas são uma grande ajuda na configuração da iluminação de qualquer projeto, pois esse tipo de luz é capaz de reproduzir aspectos físicos de determinadas lâmpadas. Como é possível usar esse tipo de luz? Para conseguir aproveitar todo o poder das luzes fotométricas é necessário utilizar arquivos com perfis identificados pela extensão IES. A sigla também identifica em alguns lugares as luzes fotométricas em alguns websites. É muito comum encontrar links para download em web sites de fabricantes de lâmpadas, pois esses fabricantes acabam tendo todo o interesse em fazer com que você utilize os perfis dos produtos deles no seu projeto.

Dentro de cada um desses pequenos arquivos de texto com os perfis IES é possível encontrar informações dos pontos de luz! A parte complicada da leitura e escolha dessas luzes, é que precisamos encontrar uma maneira de visualizar previamente o efeito que o ponto de luz deve gerar na cena.

Para as pessoas que utilizam o 3ds Max com V-Ray para renderizar os seus projetos, e acaba usando com freqüência os perfis IES, encontrei um script gratuito que pode ser de grande ajuda para otimizar a iluminação e gerenciamento das suas cenas. O chamado VRayies Presets ajuda a agrupar diversos perfis de luzes IES usando um painel único, e acelerando a criação de pontos de luz dentro de qualquer cena.

Além de adicionar as luzes na cena, com essa ferramenta é possível visualizar o efeito gerado por cada uma das luzes dos perfis IES. Para aprender como usar a ferramenta e as suas vantagens dentro do V-Ray, o vídeo abaixo mostra o funcionamento do script.

A melhor parte desse script é que ele é totalmente gratuito e pode ser usado sem nenhum tipo de restrição no 3ds Max. Se você trabalha principalmente com visualização para arquitetura, a ferramenta será de grande ajuda!

Hoje esse tipo de arquivo IES são bem comuns em diversos tipos de renderizadores, inclusive marcando presença com o Blender. É possível usar perfis IES para renderizar e iluminar cenas com o YafaRay ou LuxRender, aproveitando os aspectos físicos da iluminação.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *