O uso das chamadas luzes fotométricas são uma grande ajuda na configuração da iluminação de qualquer projeto, pois esse tipo de luz é capaz de reproduzir aspectos físicos de determinadas lâmpadas. Como é possível usar esse tipo de luz? Para conseguir aproveitar todo o poder das luzes fotométricas é necessário utilizar arquivos com perfis identificados pela extensão IES. A sigla também identifica em alguns lugares as luzes fotométricas em alguns websites. É muito comum encontrar links para download em web sites de fabricantes de lâmpadas, pois esses fabricantes acabam tendo todo o interesse em fazer com que você utilize os perfis dos produtos deles no seu projeto.

Dentro de cada um desses pequenos arquivos de texto com os perfis IES é possível encontrar informações dos pontos de luz! A parte complicada da leitura e escolha dessas luzes, é que precisamos encontrar uma maneira de visualizar previamente o efeito que o ponto de luz deve gerar na cena.

Para as pessoas que utilizam o 3ds Max com V-Ray para renderizar os seus projetos, e acaba usando com freqüência os perfis IES, encontrei um script gratuito que pode ser de grande ajuda para otimizar a iluminação e gerenciamento das suas cenas. O chamado VRayies Presets ajuda a agrupar diversos perfis de luzes IES usando um painel único, e acelerando a criação de pontos de luz dentro de qualquer cena.

Além de adicionar as luzes na cena, com essa ferramenta é possível visualizar o efeito gerado por cada uma das luzes dos perfis IES. Para aprender como usar a ferramenta e as suas vantagens dentro do V-Ray, o vídeo abaixo mostra o funcionamento do script.

A melhor parte desse script é que ele é totalmente gratuito e pode ser usado sem nenhum tipo de restrição no 3ds Max. Se você trabalha principalmente com visualização para arquitetura, a ferramenta será de grande ajuda!

Hoje esse tipo de arquivo IES são bem comuns em diversos tipos de renderizadores, inclusive marcando presença com o Blender. É possível usar perfis IES para renderizar e iluminar cenas com o YafaRay ou LuxRender, aproveitando os aspectos físicos da iluminação.