As diferenças entre a versão gratuita e a Pro do SketchUp envolvem entre outros aspectos o suporte a importação de arquivos DWG, que é um dos aspectos que fazem mais falta em relação ao trabalho diário com o SketchUp. Mas, além desse recurso existem outras opções que só estão disponíveis para a versão Pro do SketchUp que não é gratuita. Por exemplo, a possibilidade de usar operações Booleanas na modelagem 3d é um dos recursos que a princípio só está disponível para os usuários da versão Pro.

Mas, o SketchUp possui uma vasta gama de plugins e scripts gratuitos criados por usuários utilizando uma linguagem chamada Ruby. Com essa linguagem é possível adicionar inúmeras funcionalidades ao SketchUp. Um desenvolvedor chamado oscarlok criou um plugin para o SketchUp que adiciona a opção de modelagem com operações booleanas para o SketchUp gratuito! Sim, você pode fazer o download do plugin diretamente desse endereço. Só devo ressaltar que para fazer o download você deve ser um usuário registrado no SketchUcation.

Mas, o que são essas operações booleanas na modelagem? São as operações em que podemos fazer novos objetos 3d com base na união, subtração ou interseção de formas.

O vídeo abaixo mostra um exemplo do plugin sendo usado na versão gratuita do SketchUp.

Esse tipo de ferramenta ajuda de maneira significativa na modelagem 3d, pois permite trabalhar com formas compostas na criação de volumes complexos. Por exemplo, podemos trabalhar com a interseção ou subtração de formas entre objetos perfeitamente ortogonais e outros curvos. Isso abre o leque de possibilidades para a modelagem 3d, principalmente quando for necessário criar elementos com mais velocidade.

Para as pessoas que possuem interesse em adicionar mais ferramentas ao seu SketchUp, recomendo uma visita aos fóruns do SketchUcation para conhecer mais desses plugins.

Curso de modelagem para arquitetura com SketchUp

Caso você ainda não conheça as ferramentas do SketchUp que podem ajudar na modelagem para arquitetura, recomendo uma visita a página do curso sobre modelagem para arquitetura com SketchUp. O curso aborda o uso da ferramenta para criar maquetes eletrônicas para arquitetura, usando metodologia de educação a distância em que você pode estudar quando quiser e em qualquer lugar com internet!