Tutorial Blender: Animação com texturas

As maneiras de se criar animações em 3d são as mais diversas e podem envolver elementos como objetos em movimento e principalmente deformação de polígonos. Apesar de demandar um pouco de conhecimento por parte dos artistas envolvidos, a maioria das animações é produzida com base na deformação de estrutura poligonais. Mas, existem outras formas mais simples e econômicas em relação ao consumo de recursos de criar animações. Isso é possível graças a pequenos truques que podemos realizar em animação como a troca de uma textura. A animação com base na troca de texturas é um recurso amplamente usado em diversas situações por demandar muito pouco em termos de processamento, e não existe praticamente trabalho algum relacionado com a deformação de polígonos.

É possível realizar esse tipo de animação no Blender? Claro que sim! Para mostrar como é possível realizar esse tipo de animação no Blender, preparei um pequeno tutorial em vídeo que demonstra o procedimento necessário para adicionar keyframes nas texturas do Blender. Desde que o Blender migrou para a sua versão 2.5, é possível adicionar keyframes em praticamente tudo no Blender, inclusive texturas.

No tutorial você também aprende um pouco sobre o funcionamento do módulo de pintura do Blender, em que demonstro as minhas habilidades em pintura com o mouse. Está duvidando? Assista ao tutorial:

Se você gostou do tutorial, o que acha de avaliar ele?

No vídeo você aprende a trabalhar com a manipulação de texturas em objetos no Blender, aproveitando os recursos internos do software que permitem inclusive pintar alguns detalhes nas próprias texturas. Claro que não se compara a ferramentas especializadas em pintura, mas ajuda nesse tipo de situação.

O resultado final é a criação de uma textura que é trocada na face em questão dependendo do frame da animação em que estamos, devido ao posicionamento dos keyframes. O vídeo apresentado no final do tutorial mostra bem o resultado leve e rápido de renderizar. Com texturas propriamente pintadas, o resultado poderia ser muito melhor.

Isso pode ser usado em vários contextos que abrangem desde animações 3d até jogos digitais.

Aprendendo animação 3d e texturização no Blender

Para as pessoas que gostariam de aprender mais sobre animação 3d e texturização no Blender, recomendo uma visita aos cursos sobre:

Em que ensino a trabalhar com a configuração de materiais e texturas no Blender, e na criação de animações em 3d no software. As aulas são totalmente baseadas em vídeos, muito semelhantes a esse tutorial que você acabou de assistir.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Tutorial Blender: Animação com texturas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *