Modelagem 3d no SketchUp e renderização no Blender Cycles?

O SketchUp e o Blender são duas das melhores ferramentas gratuitas para se trabalhar com modelagem 3d, mas ambas apresentam objetivos bem distintos do ponto de vista da produção. O Blender é uma suíte 3d destinada a fazer praticamente tudo dentro do ambiente de produção, e o SketchUp acaba ficando mais dedicado ao uso no mercado de visualização para arquitetura. Mas, uma coisa que poucos usuários percebem é que o SketchUp pode trabalhar muito bem junto com o SketchUp para suprir uma das maiores deficiências do software que é a renderização realista.

É perfeitamente possível instalar renderizadores no SketchUp como o V-Ray ou Maxwell Render para conseguir efeitos realistas impressionantes, mas tudo isso exige a compra desses softwares que não são gratuitos. Ainda existem opções de renderização gratuita para o SketchUp, mas a grande maioria não oferece suporte a recursos de visualização avançada. Nos últimos meses o Blender recebeu um recurso que pode ser de grande ajuda para usuários do SketchUp. Esse recurso se chama Cycles!

O novo renderizador do Blender é capaz de gerar imagens muito realistas, sendo inclusive capaz de gerar imagens e animações com apoio de tecnologias modernas, como é o caso da aceleração por GPU.

A melhoria no suporte a importação de arquivos COLLADA no Blender ajudou muito nesse tipo de integração. Quer aprender como funciona? Podemos criar uma cena simples de exemplo no SketchUp como a que aparece na imagem a seguir.

sketchUp-Blender-Cycles-01.png

A cena no SketchUp deve ser exportada para o formato COLLADA, usando a extensão dae. Isso pode ser feito no menu Arquivo -> Exportar modelo 3d e depois escolha a opção dae.

No Blender, podemos importar de maneira nativa os arquivos do SketchUp usando a opção import no menu File.

sketchUp-Blender-Cycles-02.png

Repare que o modelo 3d criado no SketchUp acabou sendo enviado de maneira integral para o Blender.

sketchUp-Blender-Cycles-03.png

Agora, só precisamos configurar o Cycles de maneira correta, para renderizar a cena usando uma luz do tipo Sun.

sketchUp-Blender-Cycles-04.png

O resultado poderia ficar muito melhor com o uso de texturas e outros elementos, mas serviu para provar que os dois softwares podem trabalhar muito bem juntos. Mesmo que os modelos 3d sejam criados integralmente no SketchUp, podemos usar o Blender que é totalmente gratuito para renderizar as cenas usando técnicas realistas.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 comentários sobre “Modelagem 3d no SketchUp e renderização no Blender Cycles?”

  1. Caro Allan

    Queria aprender o programa Sketcup 3D e sua renderização no Blender Cycles ( on Line) quais são as condições?
    Obrigado para uma resposta em breve
    Francesco

  2. Olá…ele importa integralmente então para configurar texturas eu devo separar novamente os objetos e etc?
    Algums curso provido pelo seu EAD aborda tais configurações?
    Estou alguns anos fora desse ramo e muito bom que o seu blog tenha se mantido no ar.Sou da época da primeira versão do livro do blender!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *