No aprendizado de qualquer software 3d é necessário passar pelas mais diversas áreas da produção em 3d que envolvem o uso de modelagem poligonal, animação, texturas, partículas e efeitos. Mas, existe uma dessas áreas relacionadas aos softwares 3d que todos os artistas evitam de maneira semelhante a como os vampiros fogem da cruz, se bem que os vampiros modernos não tem mais esse problema. Estou me referindo a parte relacionada a criação de scripts e rotinas nesses softwares 3d. Sempre que tenho a oportunidade de abordar esse tipo de ferramenta nas minhas aulas, encontro de imediato uma resistência ao uso das linguagens.

A resistência em si é perfeitamente compreensível nesse tipo de situação, pois o perfil das pessoas que procuram um software 3d para produzir imagens ou animações é mais voltado para as artes e não para programação.

O uso de linguagens de script para automatizar tarefas em softwares 3d é uma das qualidades mais desejadas em artistas 3d, pois o conhecimento desse tipo de linguagem e a sua aplicação em softwares 3d não é algo comum de se encontrar. As pessoas que conhecem esse tipo de ferramenta podem trabalhar em grandes projetos com a criação de rotinas ou ferramentas especializadas em adicionar características e determinados objetos. Por exemplo, ao selecionar um modelo 3d poligonal é possível criar um pequeno script que adiciona grama ou vegetação nessa superfície já considerando os ajustes necessários em partículas, materiais e outras propriedades dos objetos necessários para criar a grama.

Se você for usuário do 3dsmax, encontrei um tutorial que deve ser do seu interesse, principalmente se você quiser melhorar a sua gama de ferramentas com o uso de scripts. O tutorial a seguir é uma introdução básico ao MAXScript, que é a linguagem usada pelo 3dsmax para gerar esse tipo de rotina. É uma ótima oportunidade para aprender, principalmente se você nunca teve contato com esse tipo de rotina no 3dsmax.

Para as outras pessoas que não tem interesse no 3dsmax e no MAXScript, a minha recomendação é estudar a linguagem Python. Além de ser a linguagem usada pelo Blender, o Python é amplamente usado como ferramenta de script para softwares como o Softimage, Maya e até mesmo o 3dsmax pode usar Python com o uso de uma ferramenta que converte as declarações em Python para o ambiente do 3dsmax.