Clicky

Videolog episódio 05 – Exemplos de material produzido com Blender

Hoje é dia de lançar mais um episódio do meu vídeolog, que depois de ficar um bom tempo “em produção” finamente recebeu a devida atualização. Já não sei se é prudente prometer atualizações mais constantes, mas provavelmente na próxima semana teremos o episódio 06 no meu canal do Youtube. Mas, isso é assunto para o futuro. Nesse episódio do videolog abordo alguns temas de interesse das pessoas que procuram usar o Blender como ferramenta de trabalho, e que gostariam de ver alguns projetos realizados com o software. Sim, material produzido com o Blender para jogos e animação? Onde podemos encontrar?

É exatamente isso que mostra nesse episódio do videolog! Para assistir ao vídeo, você pode visitar o meu canal no Youtube ou então nesse artigo.

Como é de costume, avalie o vídeo depois de assistir e se tiver interesse, assine o canal ou coloque o vídeo nos seus favoritos. Isso ajuda na divulgação do material para outros usuários do Blender e interessados em computação gráfica 3d.

Os dois projetos que escolho para comentar nesse videolog são um jogo produzido inteiramente com o Blender chamado de Hamutusa Man e o material enviado para o Suzanne Awards.

O jogo Hamusuta man é como digo no vídeo um tanto quanto bizarro para os nossos padrões, mas ele não deixa de ser interessante do ponto de vista visual e funcional. A recomendação do jogo segue a linha dos materiais que podem ser usados como base para estudo, isso se deve ao fato do Hamusuta man ser distribuído com uma licença creative commons, e o seu arquivo fonte está disponível para consulta no web site do projeto. Então, você pode copiar o jogo e conferir como toda a sua mecânica foi construída abrindo o arquivo do projeto no Blender 2.49! Sim, você não leu errado, ele foi feito no Blender 2.49.

A segunda recomendação é o material selecionado para o Suzanne Awards! Essa é uma premiação organizada na mesma época da conferência Blender, e geralmente agrega alguns dos melhores projetos de animação desenvolvidos com o Blender. Apesar de nem todos os projetos oferecerem seus arquivos fonte para consulta, você pode conhecer muitas animações de qualidade produzidas com o Blender, e para compensar o fato de não podermos consultar os arquivos fonte, você pode assistir a alguns pequenos vídeos de “making of” visitando os respectivos canais de algumas das produções no Vimeo ou Youtube.

E para finalizar, você pode participar dos cursos do EAD – Allan Brito citados no vídeo usando um dos seguintes links:

2017-04-11T10:25:06+00:00 By |Videolog|2 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. alex learte 17/01/2013 em 4:13 pm

    mais um excelente videolog Alan, parabens… você sempre trazendo novidades para nós da comunidade Blender no brasil.

  2. Carlos Eduardo Welter Batista 17/01/2013 em 7:46 pm

    Caro Allan Brito. Há alguns meses estou realizando seus cursos pois sou professor de física e tenho intersse em criar animações para minhas aulas. Nesse momento estou com alguns impasses, erros que ocorrem e que não consigo solucionar. Preciso saber se vc tem como me dar uma ajuda com isso. Já fiz praticamente todos os cursos sobre blender no seu EAD e comprei seu livro Blender 3d sobre animações interativas. Peço que me diga se posso mandar minhas duvidas para que vc me auxilie. Obrigado

Deixar Um Comentário