O uso do recurso Sub Surface Scattering é muito importante para a representação de elementos orgânicos em softwares de renderização, pois o seu objetivo é de reproduzir um efeito que acontece no mundo real. A luz quando passa por materiais semi-transparentes acaba se espalhando de maneira peculiar gerando níveis diferentes de iluminação e transparência como na pele humana. As pessoas que já fazem uso do Blender Cycles devem saber que o mesmo não tem suporte para Sub Surface Scattering (SSS), o que por isso a reprodução de materiais semelhantes a pele humana fica prejudicada.

Mas, assim como já comentei aqui no blog várias vezes o Cycles está em desenvolvimento constante, e apesar de ter recursos que ainda devem ser adicionados ao seu leque de opções, os recursos acabam sendo implementados com grande velocidade. E a grande novidade do Cycles nesses últimos dias é exatamente o suporte ao uso de SSS! Sim, provavelmente no Blender 2.67 teremos o suporte ao uso de shaders com SSS!

O simples fato de ter SSS já é interessante, mas isso não é tudo! Um artista já de posse do recurso começou a fazer experimentos com o SSS do Cycles e já conseguiu bons resultados na reprodução de um shader para a pele humana. A imagem a seguir é uma renderização usando o Cycles e o shader:

Blender Cycles Skin Shader

O objetivo desse shader é o de reproduzir o famoso Arnold Skin Shader, e caso você queira fazer o download do modelo 3d e cena usada para o teste, assim como conferir outras imagens renderizadas com o Cycles, é só visitar esse endereço no blenderartists e conferir as informações do Skin Shader para o Cycles.

Por enquanto o SSS ainda não está totalmente implementado e sequer é possível usar GPU para fazer o render, mas provavelmente até o lançamento do Blender 2.67 já será possível usar sua placa de vídeo para renderizar materiais como pele humana e muitos outros!

Aprendendo a usar o Blender Cycles

E para as pessoas que tem curiosidade de saber trabalhar com o Blender para configurar materiais e também a renderizar com o Cycles, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conferir os cursos sobre: