Dicas de modelagem usando escala no SketchUp

O SketchUp é uma das ferramentas que oferece as opções mais amigáveis para artistas que procuram maneiras simples de gerar objetos em 3d. A sua estrutura e metodologia baseada na construção geométrica de elementos permite que até mesmo crianças usem o software para aprender a trabalhar com geometria e matemática como é comumente divulgado pelo Google e futuramente também pela Trimble. Mas, apesar da sua facilidade de uso o SketchUp ainda guarda pequenas surpresas para as pessoas com paciência e curiosidade em explorar todo o potencial do software. Estava lendo um artigo sobre modelagem com SketchUp na semana passada, e achei o texto muito interessante, pois no texto o autor fala exatamente sobre uma das opções que percebo ser a mais desafiadora para usuários menos experientes que é a escala.

Você sabe usar bem a ferramenta de escala do SketchUp?

Nesse artigo o autor Matt Donley passa 8 dicas valiosas sobre como a escala pode ajudar na modelagem com o SketchUp. O mesmo artigo gerou um vídeo que está em inglês. Para as pessoas que têm dificuldade com o idioma, tomei a liberdade de traduzir os principais pontos relacionados as dicas sobre escala com SketchUp.

  • Dica 1 – Pressione o CTRL para escalonar do centro – Essa dica é se explica sozinha, pois ao pressionar a tecla CTRL no SketchUp enquanto fazemos a escala, o software usa como ponto pivô o centro do objeto.
  • Dica 2 – Desenhe círculos pelo diâmetro – Aqui temos uma dica relacionada em parte com a dica 1. No caso, o autor recomenda que sempre devemos desenhar círculos pelo diâmetro, e depois aplicar uma escala usando o valor 0.5. E ao pressionar o CTRL o círculo permanece com o mesmo centro. Mas, se você já souber o raio do círculo, o que não é muito complicado de descobrir, pode desenhar direto sem a escala!
  • Dica 3 – Use guias para escalonar em dimensões exatas – O SketchUp permite que o usuário aplique fatores de escala em objetos, mas esses fatores são porcentagens. Por exemplo, ao escalonar qualquer coisa com o valor 1.2 significa dizer que o objeto será aumentado em 20%. Com o uso de guias, podemos escalonar objetos para dimensões exatas e não depender apenas de porcentagens.
  • Dica 4 – Aplique a escala em faces – Com a ferramenta de escala do SketchUp é possível redimensionar apenas uma face individualmente. O software irá então ajustar todas as faces conectadas.
  • Dica 5 – Aplique a escala em objetos selecionados – A escala no SketchUp pode ser aplicada em qualquer objeto que esteja selecionado sejam faces, linhas ou mesmo grupos e componentes.
  • Dica 6 – Escala em grupos e componentes – O uso da escala em grupos e componentes afeta todos os elementos dentro dessas entidades do SketchUp, inclusive materiais e texturas.
  • Dica 7 – Escalonar instâncias de componentes – Ao modificar o tamanho de uma instância de componentes no SketchUp, o efeito não se replica as outras cópias dos componentes.
  • Dica 8 – Observe a alça de manipulação – Algumas aplicações da escala fazem com que as alças de manipulação fiquem ocultas atrás de objetos ou faces. Mesmo estando ocultas, podemos selecionar essas alças e ainda assim redimensionar nossos objetos e entidades.

Quer aprender mais sobre o SketchUp?

Caso você queira aprender mais sobre o SketchUp, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conhecer os cursos específicos sobre SketchUp online que ajudam a entender melhor o funcionamento do software. Além de um curso básico totalmente gratuito, você encontra os seguintes cursos:

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Dicas de modelagem usando escala no SketchUp”

  1. Boa noite ! tudo bom !? sou fissurado pelos seus vídeos blog etc , tenho o seu livro sobre Blender etc … achei isso muito interessante pois também aborda arquitetura (maquetes etc …) achei que seria bem legal mostrar esse addon do Blender pra galera

    pois ajudaria na construção de maquetes etc …. ja que o papekura desing é pago …

    http://wiki.blender.org/index.php/Extensions:2.6/Py/Scripts/Import-Export/Paper_Model
    nome do addon : Export: Paper Model (.svg)

    falow ! e muito sucesso pra ti ! abraços !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *