A renderização de cenas para arquitetura e design de interiores é uma das atividades mais comuns quando analisamos todas as possibilidades de trabalho na área de computação gráfica 3d. O mercado imobiliário é um ávido consumidor de material em 3d, e nesse quesito encontramos muita oferta relacionada as mais variadas ferramentas 3d. É possível criar visualização para arquitetura com Blender, SketchUp, 3dsmax e diversos outros softwares. Para as pessoas que preferem trabalhar com o 3dsmax renderizando os seus projetos com o V-Ray, encontrei um recurso que pode ser muito útil no aprendizado dos dois softwares. É uma cena completa e gratuita disponível para download sobre visualização para arquitetura. O material é fantástico para quem trabalha em visualização para arquitetura com 3dsmax e V-Ray.

Visualização para arquitetura com 3dsmax e V-Ray

Essa cena foi disponibilizada pelo CGSogo e pode ser copiada de maneira totalmente gratuita. A vantagem desse tipo de download é a possibilidade de aprender como tudo foi criado usando engenharia reversa, pois está tudo configurado e pronto para render. Os elementos como câmeras, luzes e materiais estão todos prontos! A seguir você pode conferir algumas imagens da cena em wireframe e a renderização da mesma cena.

Visualização para arquitetura com 3dsmax e V-Ray

Visualização para arquitetura com 3dsmax e V-Ray

Na cena existem diversos aspectos como a câmera que são baseados em características físicas, que ajudam muito a qualquer artistas trabalhando com visualização para arquitetura com 3dsmax e V-Ray. A única coisa que não está clara dentro do conteúdo é a licença de uso para os elementos do arquivo como texturas, móveis e imagens do projeto. Para evitar problemas de licenciamento em projetos envolvendo visualização para arquitetura com 3dsmax e V-Ray, recomendo usar o materias apenas para fins educacionais.

O CGSogo comercializa outros itens relacionados com 3dsmax e V-Ray, mas essa cena em particular é gratuita. Para fazer o download você precisa se cadastrar na loja e depois adicionar a mesma no carrinho de compras para liberar o acesso ao arquivo. É um pouco trabalhoso, mas posso garantir que o esforço vale a pena, pois o material é muito bom.

Outro recurso interessante que publiquei no passado sobre visualização para arquitetura com 3dsmax e V-Ray, pode ser conferido nesse endereço em que está disponível para download uma série de árvores compatíveis com o V-Ray para uso no 3dsmax.