Renderização para arquitetura no YafaRay e Blender

A renderização de projetos usando o Blender hoje em dia é algo muito mais fácil tanto com as opções existentes no próprio software e também com inúmeros outros renderizadores externos que suportam o Blender. A lista é bem extensa e envolve até mesmo opções comerciais de renderização. Apesar de existir hoje o Blender Cycles que está tomando de assalto os projetos realizados por usuários do software, ainda é possível encontrar vários outros projetos renderizados com outras aplicações. Entre as opções mais “antigas” de render com o Blender temos o YafaRay, que é uma das opções mais conhecidas em termos de render externo para os usuários mais antigos.

O primeiro renderizador externo que usei com o já longínquo Blender 2.34 foi o YafRay, que na época era escrito sem o “a” no meio, e lembro que a diferença de qualidade em termos de iluminação e resultado finais eram impressionantes. Hoje o YafaRay ainda existe e pode ser usado sem grandes problemas com o Blender 2.69. Apesar de existirem cada vez menos projetos sendo renderizados com o software, e isso fica fácil de perceber pelas poucas publicações de projetos nos fóruns tanto do Blender como do YafaRay.

Ainda acho o YafaRay uma opção poderosa para renderização, principalmente quando falamos de arquitetura. Encontrei um projeto publicado nos fóruns do YafaRay que demonstra bem o poder do software em termos de visualização para arquitetura, e a cena foi criada por um usuário do Brasil chamado rodrigo366.

O objetivo do projeto era demonstrar o resultado da visualização de um ambiente de leitura. A imagem a seguir demonstra o resultado:

Para os interessados em conhecer um pouco mais sobre o processo que levou ao render dessa cena, o autor do projeto compartilhou nos fóruns do YafaRay os ajustes usados para renderizar a cena. Como forma de melhorar a iluminação e sensação de realismo no render, o artista fez uso de um mapa HDRI para o render.

Como a maioria das pessoas acaba tendo dificuldades com os ajustes do YafaRay nas primeiras vezes em que vai utilizar a ferramenta, o simples fato de ter algum tipo de referência para começar é uma grande ajuda.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “Renderização para arquitetura no YafaRay e Blender”

  1. Boa Allan, Estou iniciando no blender e me interesso pela área de maquetes eletrônicas realizando passeios virtuais. Poderia me indicar um renderizador para esse tipo de projeto?

    Agradeço a atenção desde já.

    Dhonatan

  2. Olá Allan, como vai? Sou frequentador assíduo do seu Blog e hoje para minha feliz surpresa encontrei o meu trabalho publicado e comentado por você.

    Quero dedicar o resultado desse trabalho à você, pois foram através dos seus tutoriais que eu conheci e comecei a utilizar o Blender, muito obrigado!

    A cena foi toda modelada no Blender 2.67, hoje em dia há muitos modelos prontos na internet, o que facilita muito a composição de cenas como esta, porém, “para aprender é preciso modelar”, então resolvi modelar todas as peças.

    Sobre o Yafaray, é uma pena que um renderizador tão promissor esteja perdendo a sua utilidade. Por falta de atualizações, poucos tutoriais e cada vez menos usuários, o Yafaray está deixando de ser uma alternativa como renderizador e com isso abre mais espaço para o Cycles.

    Grande abraço para você Allan, e para os frequentadores do Blog fiquem a vontade em comentar o trabalho.

  3. Eu concordo com o Rodrigo, parece que a falta de verba está enterrando uma excelente opção de renderização open source. Uma pena.

  4. Eu não quero deixar o yafaray de lado… o cycles é muito pesado ainda, tem que ter uma máquina boa pra usar. Eu estou apanhando aqui, não acho muito do que eu necessito em yafaray, não consigo respostas para minhas dúvidas, mas mesmo assim prefiro ele a outro renderizador.

  5. Olá a todos, eu disponibilizei o arquivo da cena no site Blend Swap. Para encontrar o arquivo, é só colocar na pesquisa “Yafaray”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *