Os chamados Mods para jogos do tipo desktop são uma ótima opção para expandir os universos e experiência dos jogadores em diversos tipos de jogos diferentes. Esse processo geralmente envolve a criação de um pouco de arte, seja por meio de pintura ou mesmo a criação de modelos 3d. Existem até alguns jogos que já oferecem aos jogadores uma opção nativa para criar mapas ou cenários. Essa semana uma empresa que não é famosa pela quantidade de Mods disponíveis para seus jogos, publicou um pequeno kit de desenvolvimento para criação de Mods muito interessante.

Estou me referindo a ninguém menos do que a Blizzard! A produtora responsável por jogos como Diablo e World of Warcraft divulgou um Patch para um dos seus maiores sucessos, que é o jogo Starcraft II. O Patch instala no computador do usuário uma série de ferramentas e plugins para criação de material gráfico para o jogo. O interessante é que o pacote já oferece o material relacionado com a arte do jogo e também a documentação e tutoriais necessários para criar os elementos gráficos.

Com o pacote chamado de StarCraft II Art Tools podemos criar modelos 3d, texturas, animações, partículas e outros elementos gráficos.

Você quer criar arte para o Starcraft II? O download do pacote é gratuito, e pode ser realizado nesse endereço. Mas, para conseguir usar todos os recursos oferecidos no pacote é necessário possuir o 3dsmax 2011. Infelizmente as ferramentas e opções relacionadas com modelagem 3d são na sua grande maioria plugins desenvolvidos para o 3dsmax 2011, e que são efetivamente usados dentro da própria Blizzard.

O material é muito interessante para profissionais e artistas especializados em produção de jogos, e principalmente estudantes relacionados com área de jogos. É a oportunidade de conhecer o funcionamento e ferramentas usadas em uma das maiores produtoras de jogos do mundo. É uma pena que seja necessário o 3dsmax 2011 para aproveitar todo o material. Pelo menos o download da documentação ajuda a entender como o material criado se integra com a engine do Starcraft II. Espero que façam a mesma coisa para outros títulos da empresa, como Diablo 3.