A demanda necessária para reproduzir determinados ambientes em 3d apresenta grande variação dependendo da natureza do projeto. Mas, existem alguns tipos de projetos que exigem mais do que outros em termos de detalhamento e modelagem de maneira geral. Entre os tipos de projetos que considero serem os mais trabalhosos, está a visualização de espaços como a cozinha. A modelagem 3d de uma cozinha exige muito do artista 3d, pois esse é um ambiente que necessidade grande quantidade de pequenos objetos espalhados ao longo das suas superfícies. Se você quiser adotar um projeto como base para realmente começar a estudar modelagem 3d, recomendo escolher esse ambiente.

É devido a essa grande quantidade de trabalho relacionada com a modelagem de cozinhas, que sempre estou procurando recursos ou materiais que possam ajudar em projetos futuros de visualização relacionados com o tema. Na semana passada encontrei no BlendSwap um conjunto de móveis para cozinha que pode ajudar muito no desenvolvimento de futuros projetos de modelagem.

O arquivo possui modelos de balcões de para cozinha totalmente modelados e detalhados com o Blender, que podem ser copiados de maneira gratuita por qualquer usuário registrado no BlendSwap. A licença do conteúdo criado pelo usuário hilux é creative commons, o que não impede o uso do material em projetos comerciais.

Apesar do projeto não oferecer a parte mais complexa em relação aos objetos de cozinha, que em minha opinião são os pequenos modelos 3d representando utensílios e objetos que precisam estar espalhados sobre balcões e superfícies, podemos aprender muito sobre modelagem de móveis com o material. É possível também organizar o conteúdo de maneira a adaptar os móveis em outros projetos de cozinhas, já que os modelos 3d estão dimensionados apenas para o ambiente para o qual foram criados.

Esse é um recurso interessante para artistas 3d envolvidos com modelagem para arquitetura, e principalmente os usuários do Blender que gostariam de conferir móveis para ambientes específicos como cozinhas. Para conseguir fazer o download do material é necessário ser usuário registrado do BlendSwap, que oferece uma opção de conta gratuita com uma limitação de download de arquivos mensal.