Guia sobre expressões no After Effects

A criação de animações para o formato de vídeo envolve o uso de diversos tipos diferentes de gráficos e a capacidade de integrar diversos tipos diferentes de mídia dentro de um projeto dessa natureza. Nesse tipo de situação o After Effects é a opção mais usada para gerar animações e efeitos dentro de ambientes voltados para vídeo. Sempre que tenho a oportunidade de lecionar sobre o After Effects acabo passando um pouco sobre áreas um pouco mais avançadas do software, como é o caso do uso de expressões para gerar animações. Você sabia que é perfeitamente possível usar expressões no After Effects? Sim, pequenos scripts que ajudam a criar determinados tipos de animação.

As expressões são excelentes para criar animações automáticas e aproveitar características e propriedades entre camadas diferentes no After. Caso você nunca tenha usado expressões no software, recomendo a leitura de um pequeno guia que sempre passo para meus alunos em sala de aula, explicando em detalhes o funcionamento das expressões e passando vários exemplos.

A princípio o uso de expressões pode parecer um pouco assustador para pessoas que não tem o hábito de lidar com scripts. Isso é muito perceptivo quando abordo assuntos como o uso de Python com Blender, ou então ActionScript dentro do Flash. Mas, posso garantir que qualquer esforço dedicado a entender o funcionamento desse tipo de opção dentro do After Effects será de grande ajuda para incrementar os seus projetos.

No guia que recomendei é possível encontrar ilustrações e exemplos do uso de trigonometria e matemática aplicada as animações geradas no After Effects. Isso pode até assustar algumas pessoas, mas garanto que não é nada avançado, apenas a aplicação do que aprendemos no ensino médio.

Se você usa o After Effects ou gostaria de aprender como usar a ferramenta, é muito importante conferir o guia e também visitar o EAD – Allan Brito para se inscrever nos cursos sobre After Effects. Já existe um curso gratuito em andamento, e na próxima semana já devo lançar o próximo com assuntos um pouco mais avançados. Quem está só dedicando esforços em softwares 3d, recomendo expandir um pouco o seu leque de ferramentas, principalmente com opções voltadas para motion graphics.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *