Você já deve ter se perguntado; qual o melhor renderizador? No caso do Blender, qual a melhor opção para renderizar? YafRay? Indigo? Sunflow ou o render interno do Blender mesmo? Essas não são perguntas fáceis de responder, que para uma afirmação conclusiva precisariam passar por uma bateria de testes e comparações. Para ajudar no processo de escolha, um usuário do Blender chamado Hannu Kuisti, realizou uma série de testes com esses renderizadores e publicou os resultados. O seu objetivo era encontrar a melhor opção para renderizar ambientes, já que ele está começando uma empresa especializada em visualização arquitetônica. Então ele queria saber, qual o melhor renderizador para visualização arquitetônica?
A cena utilizada foi a da imagem abaixo:
Antes de partir para os dados dos testes, veja alguns pontos interessantes sobre a cena e os testes:
- O ambiente externo do cenário era composto apenas por um fundo azul escuro e uma luz do tipo Sun.
- As aberturas das janelas não possuem vidros. Isso foi feito para facilitar a entrada de energia luminosa.
- O computador usado para o teste foi um Pentium 3 1.2 Mhz com 512 MB. (Não sabia que tinham feito P3 até 1.2 Mhz, achei que tinham parado no 1.0)
- As texturas usadas estão em alta resolução.
- O anti-aliasing está desligado em todos os renderizadores.
Qual o resultado do teste? Visite esse link para conferir.
Os resultados dos testes são claros, o melhor renderizador é uma escolha subjetiva. Todos eles conseguem resultados realistas, tudo vai depender de como você faz a configuração e os ajustes necessários. Pode ser uma questão de escolha, facilidade de configuração, familiaridade com a interface e ajustes.
Por exemplo, no teste o renderizador interno do
Em minha opinião, as imagens que ficaram com uma melhor qualidade foram as do Indigo. Mas por outro lado, observando os tempos de render. Nos três testes publicados o tempo mínimo foi de 2 horas, então para quem estiver disposto a pagar o preço do tempo, o Indigo está ai.
Veja a comparação dos tempos, para os melhores resultados de cada renderizador:
- Sunflow: 21 minutos
- Renderizador do Blender: 9 minutos
- YafRay: 1 hora e 29 minutos
- Indigo: 2 horas
O que isso nos diz? O melhor mesmo é aprender a usar o render interno do Blender! Mas calma, nem tudo está perdido. Como o próprio autor do teste diz, ainda existem algumas coisas que não podemos fazer com o render interno. Então ainda será necessário usar um render externo.
E para você? Qual o melhor renderizador?
Eu particularmente gosto de um render integrado, que facilita sua utilização. No caso prefiro o Render Interno mesmo do Blender, e dependendo do caso uso o Yafray pela facilidade na hora de usá-lo. Já tentei usar o Indigo uma vez, mas achei meio estranho ter que exportar a cena e renderizar fora, apesar de ser um ótimo render. É isso, prefiro uma interface integrada no software, do que perder tempo exportando. F12 é o que há! hehehe
Abraço.
Comparações inúteis: todas as imagens são um lixo, recheadas de noise, aliasing ou photons visíveis e grandes. A de melhor qualidade também é a mais rápida: o render interno scanline.
Uma comparação mais apropriada seria decidir-se sobre o nível de qualidade final da imagem: sem aliasing, noise visível e com iluminação global, caustics e sombras com penumbra, em resolução final tal. A partir daí, tentar obter uma imagem nesse nível de qualidade dos diferentes renderers, na mesma máquina. Mede-se então os tempos finais e se declara um vencedor…