As leitoras aqui do Blog que me perdoem, mas a figura feminina é uma das mais reproduzidas por artistas 3d em qualquer tipo de ambiente. Seja na modelagem 3d ou na pintura digital, são inúmeros os exemplos de modelagem e personagens virtuais criados por artistas, pelo simples fato de estudar a topologia e os limites da modelagem 3d ou para trabalhos comerciais. O pessoal do 3dm³, compilou uma lista muito legal, com artigos mostrando o trabalho de modelagem e pintura para algumas dessas modelos virtuais, para fins de estudo e apreciação desses trabalhos.

Para acessar a lista, visite esse link.

Autor da imagem: Max Edwin Wahyudi

Existem vários exemplos no artigo, alguns direcionando para tutoriais publicados no próprio 3dm³. Vale à pena visitar e estudar o material? No total são 35 modelos virtuais exibidas no artigo, essa variedade de tipos se reflete na complexidade dos artigos e ferramentas utilizadas.

Por exemplo, você encontra tutoriais de apenas duas páginas, mostrando algumas telas bem resumidas do software usado pelo artista para criar a imagem da modelo. Em outros tutoriais, podemos encontrar uma descrição mais completa de como o artista chegou à concepção da cena e o processo de modelagem e iluminação.

Na cena chamada “Making of Showstooper”, o artista mostra a imagem que o inspirou a fazer a cena. Isso é muito interessante para quem está começando, veja que ele usa referências reais para criar os personagens virtuais. De onde ele tirou a inspiração para fazer as personagens cibernéticas? Revistas de moda. Nunca elimine uma referência para esses tipos de trabalho, nesse caso ele precisava das revistas para copiar as poses das modelos.

Os artigos que envolvem pintura digital reforçam a idéia que tudo tem inicio com um esboço no papel. Mesmo um artista mais experiente, precisa definir algumas formas básicas para trabalhar na pintura. Eles fazem isso em diferentes níveis de complexidade, mas todos eles fazem!

Existem vários outros exemplos, alguns deles até foram temas de livros sobre computação gráfica, como a série Exposé da Ballistic Publishing.

Bem, fica ai a dica para quem está estudando modelagem 3d ou pintura digital, que apesar de não serem extensos em mostrar as técnicas, podem nos dar uma boa idéia de como começar.