O que você acha de testar a jogabilidade do primeiro Open Game? Agora isso é possível! A equipe responsável pelo projeto Apricot acaba de disponibilizar o primeiro DEMO do jogo. Nele você pode fazer vários testes e controlar, mesmo que de maneira resumida um dos personagens. No total o arquivo disponibilizado ainda está bem “cru”, mas mostra que o jogo está sendo polido e produzido com muito cuidado! Para fazer o download do jogo, assim como assistir ao vídeo com a demonstração em vídeo desse demo, visite esse link que leva direto ao web site do projeto.

Agora, antes de ir com muita sede ao pote, vamos à parte ruim da notícia. Rodar esse demo do jogo não é tão simples assim, por vários fatores. Vou listar aqui os dois principais deles:

  • Para rodar o jogo, você precisa de uma versão especial do Blender, com os recursos desenvolvidos para o projeto Apricot, procure no Graphicall.org as versões marcadas como Apricot (versões superiores a 15389)
  • Seu computador precisa de uma placa de vídeo que suporte o shader GLSL e outros recursos de render em tempo real. Em resumo, sua placa precisa ser boa, e com recursos disponíveis apenas hardwares mais recentes

E a parte boa? Bem, esse demo foi totalmente produzido com o Blender, e ele roda diretamente da Game Engine. Isso mostra os reais benefícios que o projeto está trazendo para o desenvolvimento dessa parte do Blender, que até pouco tempo atrás estava praticamente estacionada no tempo!

Vários recursos que apenas desejávamos estão lá, como as sombras em tempo real. Para rodar o jogo, você deve abrir o arquivo do Blender (blend), na versão correta do Blender 3D e pressionar a tecla P, para acionar a Game Engine.

Depois é só usar as setas direcionais, e as teclas K, Z e espaço para jogar. Caso você visualize uma mensagem de erro, no momento que a tecla P for pressionada, sinto muito, sua placa de vídeo não suporta os gráficos do jogo.

Essa é realmente apenas uma demonstração do que o jogo pode fazer, ainda falta muita coisa, como inimigos, instâncias e muito mais!