Dentre todas as atualizações que o Blender 3D recebeu nas últimas atualizações, uma das mais drásticas foi a reformulação do sistema de partículas. Claro que isso trouxe benefícios e problemas, um dos problemas é que a grande maioria dos tutoriais já existentes de partículas ficaram desatualizados, pois tudo mudou na interface e no funcionamento das partículas. Muitos leitores têm me enviado e-mails, perguntado sobre as diferenças na interface e questionando se é necessária uma versão especial do Blender 3D, para seguir esse material. Os tutoriais continuam válidos, mas você precisa adaptar e pesquisar um pouco o que os antigos textos e imagens mostram, para o Blender 2.46 ou 2.47.

Na última atualização que fiz, no Blender 3D – Guia do Usuário, o capítulo 17 que fala só sobre partículas, precisou ser totalmente escrito novamente. Sim, tive que descartar boa parte do texto e começar o zero.

Se você está nessa situação, querendo aprender um pouco mais sobre o novo sistema de partículas, encontrei dois vídeos que mostram bem, algumas das opções disponíveis no Blender mais recente, assim como algumas aplicações mais avançadas.

No vídeo, o autor mostra como criar um sistema de partículas do tipo Billboard, que são a representação de vários planos. Esses planos podem receber texturas e representar múltiplos objetos, que se aproveitem do sistema de partículas. Por exemplo, com um sistema como esse é possível aplicar texturas de árvores e simular uma floresta ou campos com vegetação.

Os vídeos estão em resolução excelente! Recomendo que você assista a ambos em tela cheia, para visualizar os detalhes o botões usados pelo autor.

Esse é o primeiro vídeo:


Blender Particles Tutorial – Animating Billboards' textures from Hannu Hoffrén on Vimeo.

As texturas usadas nesse exemplo são bem simples, servem apenas para ilustrar o exemplo. Mesmo com o vídeo em inglês, o processo é tão simples que você pode seguir os passos do autor para reproduzir o efeito, sem maiores problemas.

Mas é só isso?

Ainda tem mais, o autor ainda fez uma seqüência para o tutorial, em que ele mostra como é possível animar o tamanho das partículas, usando curvas IPO.


Blender Particles Tutorial – Billboard Size With IPO Curves from Hannu Hoffrén on Vimeo.

De maneira idêntica ao primeiro vídeo, o segundo também pode ser assistido em tela cheia sem perda de resolução.

O material é indicado aos usuários que ainda não se adaptaram com o novo sistema de partículas, e podem ajudar em muitos projetos de animação 3d, que envolvem o uso de múltiplos objetos.