Sempre que uma pessoa me pergunta os passos necessários para estudar mais a fundo os conceitos de computação gráfica, repondo com a seguinte pergunta “você gosta de matemática?”. Sim, para a infelicidade da maioria das pessoas que não gosta muito de números, trabalhar com conceitos avançados de computação gráfica, principalmente na personalização das ferramentas envolve boa dose de matemática, principalmente na parte de modelagem 3d e manipulação de vértices. Se você já tem facilidade com números, a parte lógica da programação em Python, MAXScript, MEL ou até mesmo em C não deve ser muito complicada para você.

Caso você tenha interesse, principalmente as pessoas que estão fazendo faculdade e procuram assuntos para escrever monografias ou trabalhos de conclusão, com estudos mais aprofundados sobre computação gráfica teórica, encontrei uma série de vídeos que podem ser de grande ajuda. Um professor da Universidade de Utrecht na Holanda, chamado Wolfgang Hürst, gravou e disponibilizou uma série de aulas que ele fala sobre computação gráfica.

É a parte teórica mesmo! Não espere encontrar nos vídeos, tutoriais ou dicas sobre como é possível criar modelos 3d com ferramentas como extrude, mas sim a maneira com que o extrude funciona, assim como as fórmulas e algoritmos que regem essas ferramentas.

No total são 24 vídeos, com aproximadamente 50 minutos cada um, o que corresponde a exatamente o tempo de uma aula em ambientes universitários. Portanto, se você sempre teve curiosidade para saber como é que uma aula sobre computação gráfica era ministrada, em ambientes universitários era ministrada, essa é a sua chance.

O material está todo em língua inglesa, mas se o seu objetivo é estudar e você está fazendo uma faculdade, isso faz parte da pesquisa para preparar uma boa monografia ou artigo científico. Para acessar a coleção completa, visite esse link que leva a lista de vídeos.

Essa é uma pequena lista com os temas abordados nos vídeos:

  1. Introdução
  2. Conceitos básicos de Ray tracing
  3. Vetores e curvas
  4. Curvas, superfíces e sombreamento
  5. Matrizes
  6. Transformações lineares
  7. Projeção de perspectivas
  8. Exclusão de superfícies ocultas
  9. Rasterização de triângulos e sombreamento
  10. Ray Tracing
  11. Mapeamento de texturas
  12. Radiosidade
  13. Sombras
  14. Processamento completo de gráficos

Como você pode perceber, os assuntos abordados nos tutoriais são diversos e são uma excelente aula sobre o funcionamento dos softwares 3d. Essa é a base fundamental na qual todos eles funcionam!

Quer ter uma idéia de como é organizado o conteúdo? Esse é o vídeo com a primeira aula, sendo apenas uma introdução ao módulo completo de computação gráfica.


Computer Graphics 2008, Lect. 1(1) – Organization and introduction from Wolfgang Hürst on Vimeo.

O slide título é bem sugestivo, pois o professor Hürst usa o Big Buck Bunny como exemplo, para demonstrar alguns dos conceitos de computação gráfica.

Já assisti a maioria dos vídeos, e recomendo a todos com interesse em aprender mais sobre computação gráfica.