Clicky

Exemplo de modelagem 3d direcionada para produtos e indústria

Compartilhe o artigo!

A modelagem 3d e posterior renderização de produtos e objetos pode apresentar objetivos bem distintos, desde uma simples apresentação, como a preparação de um objeto para produção em larga escala. A grande maioria dos projetos está relacionada com a apresentação de idéias apenas, para que o projeto em si possa ser desenvolvido. Se o cliente comprar a idéia pelo que foi mostrado na apresentação usando modelos 3d conceituais, o produto em si está pronto para entrar em produção. Quando o assunto passa da simples visualização e começa a abordar tópicos como precisão e proporções, você precisa avaliar com mais cuidado a técnica de modelagem usada no projeto.

Entre as diversas técnicas de modelagem 3d disponíveis, a mais usada em todos os projetos é sem sombra de dúvida a subdivisão e todas as suas derivações, como o poly modeling ou o edge modeling. Essas técnicas ajudam em projetos que requerem precisão e criação de curvas de animação? Para esse tipo de objetivo, a subdivisão não ajudam muito. A solução? Adotar como técnica de modelagem o NURBS!

O que é essa técnica? Como funciona o NURBS? Para ter uma idéia de como é possível criar elementos complexos com modelagem NURBS assista ao vídeo abaixo, que é um excelente exemplo desse tipo de modelagem.

O software usado para a modelagem desse objeto é o Solid Thinking que é uma ferramenta destinada a modelagem e representação de objetos com curvas complexas, e com público relacionado ao design de produtos. Ele é bem parecido em termos de opções de modelagem ao Rhino 3D que também é especializado em modelagem NURBS. Nesse tipo de modelagem 3d os objetos são criados com embasamento forte em curvas, coisa que é exatamente o oposto a modelagem poligonal que é focada na organização de elementos como faces, arestas e vértices. O próprio vídeo demonstra bem essa mudança de paradigma, com o artista criando praticamente quase tudo com curvas apenas, sem a criação de nenhum tipo de polígono.

Se você é estudante ou interessado em modelagem voltada para a representação de produtos, recomendo que estude e pratique a modelagem NURBS com ferramentas capazes de gerar esse tipo de topologia mais complexa em 3D. A maioria das ferramentas suporta esse tipo de modelagem, mas como é difícil encontrar tutoriais e dicas sobre a técnica, algumas pessoas ainda acham que apenas softwares como o Rhino ou Solid Thinking podem produzir.

2018-03-20T13:00:05+00:00 By |Modelagem 3D|8 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 Comments

  1. Weder Clay 22/05/2009 em 3:01 pm

    Sempre apreciei esse tipo de modelagem, mas nunca testei.

    Para quem trabalha com softwares vetoriais, como eu, o entendimento desta técnica parece ser mais fácil. Ou será que é impressão minha?

    Será que existe algum similar gratuito?

    Já testei os Nurbs do Blender à procura de algo parecido, mas achei melhor trabalhar poly-by-poly com subsurf aplicado.

  2. Allan Brito 22/05/2009 em 3:09 pm

    Oi Weder,

    Se você já trabalha com desenho vetorial, o processo de modelagem com NURBS será bem familiar. O Blender tem ferramentas de modelagem NURBS, mas no momento esse módulo está em fase de reformulação para que possa trabalhar com modelos mais complexos, como esse mostrado no vídeo.

    O projeto se chama nurbana. Se você quiser conferir o projeto é só visitar esse endereço: http://sites.google.com/a/ckbrd.de/blender—nurbs/Home

    Abraços

  3. André Docki 22/05/2009 em 3:14 pm

    Olá Allan,

    Assisti o video e me fez re-pensar, estou a escolher minha faculdade só que gostaria de atuar na área da animação,
    e sempre fiquei em uma dúvida qual seria o curso exato? Projeto de produto ou comunicação Visual? Sempre Gostei de desenhar porém nao desenho lá muita coisa mas gosto de me expressar nos desenhos 😀 pode me dar uma dica?

  4. Weder Clay 22/05/2009 em 4:25 pm

    Muito obrigado Allan!!!

  5. Fabio Nascimento 01/06/2009 em 11:57 am

    Allan,

    Postei aqui a uns dias e parece que o texto nao foi aprovado. Gostaria apenas de saber o motivo.

    Att,

  6. Allan Brito 01/06/2009 em 12:01 pm

    Oi Fabio,

    Talvez o texto tenha sido tratado como Spam pelo meu filtro de comentários. Vou dar uma olhada para ver se o seu texto está lá.

  7. Irinaldo Soares 19/05/2010 em 9:47 pm

    Eu sinto ainda muita falta de tutoriais em formato pdf do blender aqui no Allan Brito. Porisso quero registrar aqui a minha sugestão. Os vídeos são ótimos mas ainda creio que tutorias em pdf auxiliam e muito no aprendizado de qualquer software.

  8. Paulo Bonfanti 04/10/2017 em 3:34 pm

    Weder Clay, já tive aula com o solid thinking e realmente você está certo, você estará trabalhando de forma vetorial, interativa, só que em 3d, o unico software que me pareceu lidar tão bem como ele com curvas é o Rhinoceros. Mas tenho a impressão que o rhinoceros é um software mais estável, no solid thinking, se vc tentar algo muito estranho pode ter um travamento.

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.