No final do mês de agosto foi lançada uma atualização para o livro do João Gaspar, sobre modelagem 3d para arquitetura com o SketchUp. O livro agora está abordando a versão 7 do software do Google que é a versão mais recente. O autor e a editora gentilmente me enviaram uma cópia do livro para fazer a análise da atualização, e estou lendo e acompanhando o material desde o começo deste mês. Até agora estou muito satisfeito com o que li e posso dizer que é um excelente guia para qualquer pessoa interessada em aprender o SketchUp. Um detalhe interessante em relação ao livro é que ele serve ao mesmo tempo como guia de estudos, mas também como referência para usuários mais experientes.

Por exemplo, na semana passada estava organizando um artigo que deve ser publicado em pouco tempo aqui no blog e que falava sobre a criação de terrenos em 3d no SketchUp. Eu sabia que no SketchUp 6 era possível modelar terrenos usando curvas de nível, e queria verificar o método no SketchUp 7 para comparar. No livro existe um capítulo dedicado apenas a esse tipo de tarefa. Com isso em mente, abri direto o capítulo 6 e tirei as minhas dúvidas sobre a modelagem de terrenos na versão 7 do SketchUp.

A parte interna do livro é representada usando apenas escala de cinza, mas isso não prejudica em nada o aprendizado. Como o SketchUp cria na sua maioria gráficos usando formas estilizadas, isso não atrapalha a didática do material. A didática do livro é muito simples de seguir, pois o autor apresenta o conteúdo do livro usando referências rápidas e diretas, sem mencionar a grande quantidade de ilustrações e exemplos práticos.

Ficou curioso com o livro? Essa é a capa dele:

Livro SketchUp 7 - Capa

Algumas páginas com ilustrações e a parte interna:

Livro SketchUp 7 - Interior

Livro SketchUp 7 - Interior

Os usuários da versão gratuita encontram dicas para usar ferramentas como o LayOut, que é o software especializado em criar pranchas para impressão, baseadas nas vistas do modelo 3d. O LayOut só está disponível para os usuários do SketchUp Pro, o que pode deixar alguns usuários da versão gratuita confusos por nunca ter visto essa ferramenta, mas isso é indicado no capítulo que aborda o uso da ferramenta LayOut e outras só disponíveis no SketchUp Pro. Se você quiser conhecer mais sobre o livro do SketchUp 7, visite esse endereço para consultar mais material e dicas.

O livro como um todo é bem completo e organizado. A compra dele é mais que recomendada para os interessados no SketchUp 7! A única coisa que senti falta foi a orientação sobre como instalar scripts em Ruby, que podem adicionar algumas funcionalidades bem interessantes ao SketchUp. Mas, é perfeitamente possível usar o SketchUp sem o uso desses scripts. Seria apenas algo extra a adicionar no conteúdo, o que de maneira alguma tira a qualidade educacional do material.

Vale a pena estudar o SketchUp?

O SketchUp é um dos softwares mais usados como porta de entrada para o mundo da modelagem 3d, principalmente por estudantes e profissionais envolvidos com modelagem para arquitetura. A sua facilidade de uso e criação atrai muita gente que não se identifica com 3ds Max, LightWave, Maya ou Blender 3D. O sinal desse interesse no SketchUp pode ser mensurado pela grande quantidade de renderizadores especializados em arquitetura, compatíveis com o SketchUp como o V-Ray, Maxwell Render, FryRender e Indigo Renderer.

Com o livro você aprende a parte de modelagem e desenvolvimento de projetos, que é o primeiro passo antes de começar a trabalhar com renderização realista.