Na maior conferência sobre computação gráfica do mundo, a Siggraph que acontece todos os anos no segundo semestre, a maioria das empresas que desenvolve ferramentas de computação gráfica participa com palestras e apresentações dos seus produtos. Com a Autodesk não é diferente, e esse ano foram muitas palestras e apresentações que fariam qualquer usuário de softwares como 3ds Max, Maya ou Softimage querer fazer uma visita a Nova Orleans. Caso você também não tenha conseguido visitar a feira e assistir as apresentações da Autodesk, assim como eu, pode conferir os vídeos das apresentações diretamente no web site da empresa.

A maioria desses vídeos é narrada em inglês, o que consiste uma grande barreira para boa parte dos usuários e artistas que não dominam a língua, principalmente ouvir uma apresentação. Se existisse ao menos uma transcrição das apresentações já seria uma grande ajuda. Pois, agora podemos conferir praticamente todas as apresentações realizadas pela Autodesk na Siggraph 2009 legendadas em português também!

palestras-gratuitas-3dsmax-maya-mentalray-softimage

Para acessar os vídeos é necessário visitar esse link que leva ao web site da Autodesk, em que você precisará se registrar para ter acesso ao material. Caso você já possua uma conta na AREA, o canal de tutoriais e blogs para usuários da Autodesk, basta fazer o login antes de visitar esse endereço. Esses são os títulos das palestras disponíveis:

  • 3ds Max: Renderização do tipo toon para criar imagens estilizadas
  • Mental Ray: Como usar opções avançadas de shaders do Mental Ray para integrar objetos virtuais com a realidade
  • Softimage: Usando o ICE para criar deformações realistas em personagens virtuais
  • Maya: Criando fraturas procedurais em objetos com base em colisões e dinâmica
  • Mudbox: Como trabalhar com escultura digital no Mudbox e integrar o material em outras ferramentas 3d
  • MotionBuilder: Configurando personagens usando técnicas de captura de movimento

Essas são as chamadas Master Classes, que a Autodesk sempre oferece aos visitantes da feira e também disponibiliza com freqüência no seu web site. As legendas em português não estão disponíveis para todos os vídeos, mas apenas pelo fato de poder acompanhar o que a pessoa está falando, por escrito, ajuda no entendimento dos termos técnicos e nuances dos softwares.

Só para reforçar, o acesso aos vídeos é totalmente gratuito.