Uma das ferramentas mais interessantes para potencializar e ajudar no trabalho em equipe no Blender 3D lançada recentemente foi o Grease Pencil, que literalmente permite adicionar anotações e desenhar sobre a 3D View do Blender 3D. Basta colocar a imaginação para trabalhar e perceber que esse tipo de ferramenta, permite adicionar lembretes ou destacar áreas do modelo 3d que precisem de ajustes ou melhorias, principalmente para animação. Dois artistas podem trocar arquivos com um diretor ou supervisor de animação, e receber feedback direto no arquivo do Blender, sem a necessidade de capturar telas e rabiscar sobre as imagens.

O Blender 2.50 ganhou uma atualização em relação ao funcionamento do Grease Pencil que deve ajudar ainda mais no processo de revisão e comunicação dessas observações, pois agora os rabiscos e anotações levam em conta as superfícies dos objetos e a profundidade inerente ao ambiente 3d. O funcionamento é bem simples, e funciona com base inclusive na detecção de superfícies em 3d. Agora é possível acionar uma opção chamada surface e ao desenhar na 3D View, as anotações e linhas são adicionadas sobre a superfície do objeto.

Isso significa dizer que é possível criar um cenário em 3d completo com diversas anotações e observações, em que a visualização e câmera mudam de posição, as anotações sempre ficam alinhadas com as superfícies 3D.

Uma coisa que poucas pessoas comentam sobre o Grease pencil é a ajuda na parte educacional do Blender, pois os professores e instrutores podem trocar arquivos com seus alunos e fazer marcações e destaques nos modelos 3d ou animações, permitindo inclusive usar cores para destacar problemas e possíveis soluções com seus alunos.

Quer aprender como esse novo recurso funciona?

O vídeo abaixo foi publicado alguns dias atrás e mostra muito bem o procedimento necessário para usar esse novo recurso:

Como você pode perceber, o Grease pencil permite adicionar elementos e rascunhos na superfície de objetos em 3d representando muito bem as revisões e anotações necessárias para revisar um projeto em 3d.

É importante lembrar que esse tipo de recurso não está disponível na versão Alpha 0 do Blender 2.50, pois a atualização da ferramenta foi adicionada recentemente. Estou usando uma versão baseada na rev 25797 do Blender 2.50, que pode ser copiada no graphicall.org.