O ecossistema de revistas gratuitas para softwares na web teve uma retraída nos últimos anos devido à mudança de cultura dos leitores, que procuravam mais informações em blogs e fóruns ao invés de pesquisar nessas publicações. Mesmo assim, ainda é possível encontrar bons exemplos de conteúdo criado para esse tipo de mídia, como é o caso da SketchUp Ur Space, revista gratuita dedicada ao mundo das maquetes eletrônicas e visualização para arquitetura usando o SketchUp. A revista não está no primeiro número, o que faz com que o conteúdo e formato já estejam bem formulados e apresentados.

A revista pode ser copiada gratuitamente em formado PDF e apresenta diversos artigos de interesse geral para usuários do SketchUp, e também para as pessoas que trabalham com visualização em arquitetura.

jan2011.jpg

A lista de artigos é a seguinte, tomei a liberdade de traduzir os títulos:

  • Como integrar o SketchUp no seu processo de design?
  • SketchUp como uma cultura mundial em projetos
  • SketchUp e Shaderlight: Uma solução simples para iluminação
  • Criando projetos de arquitetura verde com o SketchUp
  • Lançamento e atualizações do Maxwell Render
  • V-Ray usado na produção de Tron Legacy
  • Dicas sobre como trabalhar com desenhos de pisos no SketchUp
  • Cobertura sobre o projeto London 3D

O material está distribuído usando uma boa quantidade de páginas, e apresenta conteúdo que pode ser útil para pessoas que estão aprendendo a trabalhar com o SketchUp, sem falar os usuários avançados que precisam lidar com ferramentas como o V-Ray e Maxwell Render. O ponto negativo em relação ao conteúdo é que o material está em língua inglesa, e também a parte gráfica não está em boa qualidade. O resultado é que algumas das imagens dos artigos estão com o que chamamos de pixels estourados.

Se você ainda está querendo trabalhar com o SketchUp e não teve tempo para fazer um curso, assistir tutoriais na web e conhecer o funcionamento do software, a revista pode ser um bom ponto de partida, principalmente os tutoriais básicos como o artigo de abertura da revista.

Para conhecimentos mais específicos, recomendo um dos excelentes livros sobre SketchUp em português mesmo, e que são uma ótima fonte de informações para o software.