A competição entre softwares 3d é sempre muito saudável para os usuários, e a presença constante de grandes empresas como a Autodesk, as vezes passa a impressão de que todas as opções do mercado de softwares para produção de material 3d está com a empresa. Nos últimos anos a Autodesk acabou atraindo para baixo das suas asas ferramentas de peso como o Maya e o Softimage. Mas, existe vida fora dos domínios da Autodesk e para as pessoas que procuram soluções proprietárias de software o Cinema 4D é um dos grandes destaques na área de efeitos e motion graphics.

Já tive a oportunidade de usar o Cinema 4D algumas vezes e até ministrar um curso rápido sobre ele, e posso afirmar que o software é muito bom, e um dos grandes diferenciais é a sua natureza multiplataforma. Uma limitação que impede que usuários do 3ds Max migrem para Macs, fazendo muita gente trocar de software devido a mudança no sistema operacional.

Nos últimos dias a Maxon, que é a empresa responsável pelo Cinema 4D, comemorou o seu aniversário de 25 anos, e para mostrar um pouco do que o Cinema 4D pode fazer, e aproveitaram para brincar com a interface do Mac OS X e dos dispositivos da Apple. O resultado ficou muito legal.

Mas, isso não é a prova do que o Cinema 4D realmente pode fazer, e assim como acontece com outros softwares 3d, uma das maneiras de se visualizar os resultados da produção desse tipo de software é com o seu Demo Reel, e esse é o vídeo que mostra os melhores trabalhos realizados com o Cinema 4D em 2010:

É uma pena que a Maxon não tenha um programa educacional tão flexível como a Autodesk, com a disponibilização de licenças para estudantes e professores, para que os mesmos possam usar e aprender a trabalhar com o Cinema 4D. A versão demo que pode ser copiada de maneira gratuita no web site da Maxon é restrita em vários aspectos. Se não fosse por esse tipo de limitação, provavelmente teria instalado aqui o Cinema 4D para estudar e praticar mais com o software, assim como já faço nos softwares da Autodesk.

Se você é usuário de Macs e não pretende usar o Blender como ferramenta 3d, recomendo uma visita ao web site da Maxon para conhecer melhor o Cinema 4D, pois ele pode ser uma ótima opção para você.