A disponibilidade de renderizadores para os mais variados softwares no mercado de hoje é capaz de deixar qualquer artista 3d com grandes dúvidas no momento de escolher a melhor ferramenta para trabalhar. Algumas suítes 3d já acabam vindo com um renderizador padrão como é o caso do 3dsmax que disponibiliza do mental ray e o iray, e no caso do Blender já podemos usar o Cycles como objeto integrada ao software. E para complicar mais um pouco a vida de quem gosta de ter poucas opções no momento do render, mais um renderizador está em fase de desenvolvimento. Esse renderizador é chamado de Corona.

O software é um projeto do desenvolvedor Ondrej Karlik e está em estágio alpha, e por isso pode ser usado de maneira totalmente gratuita. Para fazer o download do renderizador, basta visitar os fóruns de usuários e depois do cadastro, você terá acesso ao Corona.

No vídeo abaixo você encontra um tutorial básico ensinando a usar o Corona.

O Corona renderer por enquanto só pode ser aproveitado por usuários do 3dsmax, pois é o único software para o qual o Corona oferece suporte. Os detalhes do Corona Render são bem impressionantes:

  • Renderizador com suporte a algoritmos unbiased como o Path Tracing
  • Métodos biased também são suportados como Irradiance Cache e outros
  • Suporte a parâmetros como céu e baseado em física
  • Diversos parâmetros baseados em física

Os renderizadores baseados em física são geralmente famosos por possibilitar aos artistas 3d as ferramentas capazes de gerar imagens realistas com poucos ajustes no render. Como não tive acesso a nenhum computador com 3dsmax para testar o Corona, ainda não tenho como passar as minhas impressões, mas as imagens na galeria do site já mostram do que o software é capaz.

Em relação a velocidade, a equipe garante que o Corona é rápido o suficiente usando apenas CPU, e não existe intenção de criar uma versão que aproveite GPUs.

O ponto negativo desse tipo de projeto é que provavelmente depois do estágio em que o software chegar em uma versão estável, o mesmo não será mais gratuito, passando a ter um modelo semelhante ao que foi empregado pelo Indigo. Para quem não lembra, o Indigo renderer foi um excelente renderizador gratuito que funcionou como um Freeware por muitos meses, até que em determinando ponto, a equipe responsável pelo desenvolvimento passou a oferecer apenas a versão comercial do software.