A escolha de uma ferramenta de modelagem 3d para alimentar engines especializadas em jogos pode fazer a diferença, principalmente para desenvolvedores ou produtores de jogos independentes. É muito comum encontrar artistas que estudam a fundo uma engine 3d como o Unity ou a Unreal mas acabam deixando de lado o software que irá prover os modelos 3d para essas plataformas. Esse é o tipo de situação em que o Blender pode ser de grande utilidade para todos esses artistas, pois a ferramenta se comunica muito bem com essas engines e os modelos 3d gerados no software podem tranquilamente compor qualquer jogo 3d.

Como estou sempre procurando por materiais de destaque produzidos com o Blender, emcontrei alguns exemplos de material gráfico produzido especialmente para jogos que mostram a capacidade do software em prover conteúdo para jogos digitais.

Os dois exemplos que apresento nesse artigo são de um estúdio polonês chamado brainchild, e todos os seus modelos 3d tem como objetivo a aplicação direta no Unity. No primeiro exemplo temos uma pequena cidade medieval totalmente construída em low poly, para otimizar a execução dos aplicativos que fazem uso desse modelo 3d.

modelos3d-jogos1

Se você visitar a página em que o artista apresenta o projeto no fórum Blenderartists, é possível até mesmo conferir a imagem em wireframe do cenário. Já no segundo exemplo o pessoal do estúdio criou uma arte conceitual muito bacana no Cycles, usando um navio abandonado que foi transformado em casa. O cenário também é típico de projetos envolvendo mundos de fantasia, e tem como objetivo a aplicação em projetos de jogos digitais.

modelos3d-jogos2

Ao visitar a página do projeto você pode conferir uma imagem capturada com a estrutura do modelo 3d diretamente na 3D View do Blender, e por incrível que pareça o artista não faz uso de nenhum Node ou luz especial no projeto. O resultado ficou ao mesmo tempo simples e carismático.

Quer aprender a trabalhar com modelagem e render no Blender para aplicação em jogos? No EAD – Allan Brito você encontra os seguintes cursos que podem ajudar você a começar uma carreira no desenvolvimento de jogos digitais: