No início dessa semana publiquei um artigo aqui no blog em que comentava sobre o uso de vidro em arquitetura, e como a aplicação correta desse material poderia deixar um projeto muito mais atraente do ponto de vista estético. O foco do artigo era no uso de vidro jateado que tem aplicação bastante ampla dentro do mercado da arquitetura, mas que acaba sendo um pouco chato de reproduzir em softwares 3d. O que você acharia de conseguir um material de vidro jateado pronto para uso no Blender Cycles, e de maneira gratuita?

Um artista chamado Motion publicou no BlendSwap um material de vidro jateado pronto para uso no Blender Cycles, e com uma licença de conteúdo bem permissiva (Creative Commons Zero). Esse tipo de licença permite ao usuário desse material fazer absolutamente qualquer tipo de projeto, até mesmo os com objetivo comercial sem a necessidade de atribuir créditos ao autor. Mas, ainda assim é de boa índole atribuir os devidos créditos.

vidro jateado

O ideal mesmo é aprender a criar esses materiais para quando for necessário, você ter condições de elaborar as suas próprias superfícies realistas no Cycles. Mas, uma biblioteca de materiais bem planejada pode ser de grande ajuda no Cycles, pois permite ao artista se concentrar ainda mais na modelagem dos seus projetos e cenas.

Uma dica interessante em termos de uso desse vidro jateado no Cycles é aproveitar as superfícies transparentes com objetos no plano de fundo, e potencializar o efeito fosco gerado por esse tipo de material. O ideal é trabalhar com cores e formas conhecidas para fazer o observador perceber bem a natureza transparente do material. Assim você valoriza o uso desse recurso dentro do projeto.

Usando materiais no Blender Cycles

Quer usar esse material no Blender Cycles? O EAD – Allan Brito oferece alguns treinamentos que ensinam exatamente como trabalhar com materiais avançados no Cycles e também visualização em arquitetura: