Clicky

Desenvolver jogos para Nintendo: SDK gratuito

Compartilhe o artigo!

Já pensou em desenvolver jogos para Nintendo usando o Unity? Até pouco tempo atrás a empresa tinha um processo de seleção rígido para aceitar o ingresso na sua plataforma de desenvolvimento. Agora é possível desenvolver jogos para Nintendo de maneira muito simples, pois a empresa liberou os SDKs para o Unity sem custo algum.

A Nintendo pretende com a liberação do SDK atrair mais desenvolvedores de jogos para as suas plataformas. Se você pretende expandir seus projetos para incluir o 3DS como plataforma, essa pode ser a oportunidade. Depois de fazer o cadastro e ser aceito, o que aparentemente é rápido e fácil, você terá acesso as extensões para o Unity.

Com essas extensões será possível criar ou converter seus jogos para as plataformas da Nintendo. Usando o próprio Unity o processo fica extremamente facilitado, pois você já deve ter os esboços dos jogos prontos. É só isso? Não é necessário mais nada?

desenvolver jogos para Nintendo

Para conseguir desenvolver jogos para Nintendo, além do SDK é preciso adquirir um DevKit com a empresa. Esse é o grande obstáculo do processo. O motivo é simples, o hardware necessário pode custar até US$ 3.000,00 dólares. É realmente necessário adquirir esse equipamento? É um console comum?

A necessidade de adquirir o equipamento é real, pois a Nintendo não aceita jogos publicados sem os devidos testes nesses ambientes de desenvolvimento. Sobre a composição do equipamento, apenas a própria empresa e os desenvolvedores sabem como é a estrutura. O motivo disso é que todos estão sob um acordo de NDA (Non-Disclosure Agreement) para não divulgar como é o hardware.

Se você decidir publicar jogos para o 3DS, Wii U ou o futuro NX precisará assinar esse acordo também ao adquirir o hardware. A plataforma de publicação da Nintendo possui milhões de usuários, principalmente no 3DS. Então, a escolha em desenvolver jogos para Nintendo pode ser acertada caso você tenha o jogo certo!

Desenvolvendo jogos com Unity

Ficou interessado em desenvolver jogos para Nintendo usando o Unity? A principal dica nesse sentido é investir no Game Design. Pois a Nintendo é famosa por ter alguns dos melhores trabalhos em design de jogos. Caso você queira adquirir experiência no desenvolvimento de jogos, recomendo os seguintes cursos do EAD – Allan Brito:

2018-03-20T12:54:45+00:00 By |Jogos Digitais|2 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comments

  1. João Ricardo 14/07/2016 em 3:24 pm

    Se eu quiser usar esse SDK mas não publicar, usar apenas para aprendizagem/treinamento, ainda sim vou precisar comprar um DevKit? Ou basta ter um console para testar?

  2. admin 14/07/2016 em 5:12 pm

    Você pode testar os jogos dentro do próprio Unity. Se não for para publicar, ele já é suficiente.

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.