Já pensou em desenvolver jogos para Nintendo usando o Unity? Até pouco tempo atrás a empresa tinha um processo de seleção rígido para aceitar o ingresso na sua plataforma de desenvolvimento. Agora é possível desenvolver jogos para Nintendo de maneira muito simples, pois a empresa liberou os SDKs para o Unity sem custo algum.

A Nintendo pretende com a liberação do SDK atrair mais desenvolvedores de jogos para as suas plataformas. Se você pretende expandir seus projetos para incluir o 3DS como plataforma, essa pode ser a oportunidade. Depois de fazer o cadastro e ser aceito, o que aparentemente é rápido e fácil, você terá acesso as extensões para o Unity.

Com essas extensões será possível criar ou converter seus jogos para as plataformas da Nintendo. Usando o próprio Unity o processo fica extremamente facilitado, pois você já deve ter os esboços dos jogos prontos. É só isso? Não é necessário mais nada?

desenvolver jogos para Nintendo

Para conseguir desenvolver jogos para Nintendo, além do SDK é preciso adquirir um DevKit com a empresa. Esse é o grande obstáculo do processo. O motivo é simples, o hardware necessário pode custar até US$ 3.000,00 dólares. É realmente necessário adquirir esse equipamento? É um console comum?

A necessidade de adquirir o equipamento é real, pois a Nintendo não aceita jogos publicados sem os devidos testes nesses ambientes de desenvolvimento. Sobre a composição do equipamento, apenas a própria empresa e os desenvolvedores sabem como é a estrutura. O motivo disso é que todos estão sob um acordo de NDA (Non-Disclosure Agreement) para não divulgar como é o hardware.

Se você decidir publicar jogos para o 3DS, Wii U ou o futuro NX precisará assinar esse acordo também ao adquirir o hardware. A plataforma de publicação da Nintendo possui milhões de usuários, principalmente no 3DS. Então, a escolha em desenvolver jogos para Nintendo pode ser acertada caso você tenha o jogo certo!

Desenvolvendo jogos com Unity

Ficou interessado em desenvolver jogos para Nintendo usando o Unity? A principal dica nesse sentido é investir no Game Design. Pois a Nintendo é famosa por ter alguns dos melhores trabalhos em design de jogos. Caso você queira adquirir experiência no desenvolvimento de jogos, recomendo os seguintes cursos do EAD – Allan Brito: