O uso de scanners 3D era até pouco tempo algo restrito aos projetos com grandes orçamentos pois a tecnologia era cara e os equipamentos restritos. Com o tempo isso foi ficando mais barato sendo possível hoje em dia adquirir scanners 3D por valores acessíveis, pelo menos para projetos de médio e pequeno portes. Mas, a grande revolução que esses equipamentos trouxeram foi a possibilidade de acelerar a produção 3D.

Essa tecnologia de scanners tridimensionais permite a difusão de modelos 3d que iriam demandar um incrível trabalho de reprodução, caso fosse necessário aproveitar esses objetos reais em projetos de visualização ou animação. Por exemplo, se você precisasse de uma escultura conhecida para posicionar em uma cena 3D seria preciso esculpir tudo em 3d para conseguir efetivamente aproveitar o material.

Quer fazer o download de algumas esculturas e peças históricas oriundas de scanners 3D? No repositório online chamado Three D Scans você encontra diversos modelos 3d baseados em esculturas. Essas esculturas são de museus e coleções em cidades da Europa, e podem significar uma grande economia de tempo em projetos 3d.

Os arquivos estão disponíveis em formato OBJ e são compatíveis com a grande maioria dos softwares 3d, pois esse é um formato aceito por praticamente todos os aplicativos. Você vai perceber que devido a grande quantidade de detalhes, os arquivos são relativamente grandes e alguns passam dos 100MB.

Veja esse exemplo de uma escultura chamada Portrait Statue Of Aule Meteli que está originalmente no Museo Archeologico Nazionale em Florença, Itália.

3dscan_500_px_85

O arquivo dessa escultura possui aproximadamente 70MB em tamanho e pode ser usada para os mais variados fins. Você pode fazer uma reprodução do objetos com impressoras 3D ou então adicionar a escultura nos seus projetos de animação e visualização. É possível até mesmo fazer alterações na escultura para criar derivações para o modelo.

3dscan2_500_px_85

A sua imaginação é o limite nesse caso, pois não existe nenhuma restrição ao uso dos modelos. Segundo a descrição para a licença do material não existem restrições ao uso desses arquivos, pois todos estão livres de direitos autorais.

Usando os modelos 3d baseados em esculturas

Se você quiser aprender a usar esses modelos 3d baseados em esculturas nos seus projetos, é possível conferir diversos cursos relacionados com o tema no EAD – Allan Brito. Até mesmo a preparação dos arquivos para uso em impressoras 3D: