É muito comum que um software receba pequenas correções e modificações ao longo do seu ciclo de vida, seja para correções de pequenos problemas ou adição de novos recursos. Quando recursos são adicionados nos softwares ele recebe um incremento na sua versão, e com o Blender não é diferente.

Nas versões do software que recebem melhorias e alterações é fácil encontrar letras que identificam uma versão de atualização, ou correção de problemas. Por exemplo, ao visitar a página da Fundação Blender você encontra uma identificação como Blender 2.78a mostrando que é uma versão já com correções. A letra “a” ajuda na marcação dessas mudanças.

Alguns dias atrás foi lançado o Blender 2.78b que é uma dessas versões de atualização e correção de problemas. Mas, aqui temos algo especial no lançamento que é um salto significativo de performance no Cycles. Para alguns tipos de render, o software promete incrementos de até 10x em velocidade.

blender278b_500_px_85

Antes que você corra para fazer a atualização é importante ressaltar que essas mudanças de performance estão relacionadas para tarefas específicas de render. Por exemplo, a criação de cabelos com partículas usando Motion Blur é um dos segmentos que sofreu alterações.

As outras áreas também sofreram melhorias, mas de modo um pouco mais discreto e que não chega no incremento de 10x. Ainda assim é um salto considerável de performance.

Outro aspecto que foi ressaltado pela equipe reponsável na atualização é o suporte melhorado as novas placas da NVidia. Caso você possua uma das novas placas como a GTX 1060/1070/1080, terá melhor suporte no Cycles para esses equipamentos.

Assim como tudo relacionado com atualizações e downloas relacionados com o Blender, o processo para adquirir a nova versão é totalmente gratuito. Basta visitar esse endereço e copiar a versão mais recente do software.

Aprendendo a usar o Blender

No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o uso do Blender para os mais variados propósitos! Desde a produção de jogos digitais até modelagem 3d para arquitetura. Aqui estão alguns dos cursos: