O uso de músicas como plano de fundo para projetos relacionados com animação ajuda de maneira significativa na atribuição de contexto para qualquer produção. Mas, algumas vezes usar material criado sem o propósito específico de servir como plano de fundo pode complicar a produção.

Quer um exemplo? Quando adicionamos uma música de fundo em animações que possuem grande duração, e a música acaba sendo curta demais. Ao repetir a música várias vezes, a montagem acaba deixando evidentes os “cortes” para a montagem.

Para esse tipo de situação existem os chamados loops que são músicas especialmente projetadas para funcionar em sequência, sem deixar aparente que o trecho está em repetição. O problema desse tipo de material e que geralmente são recursos pagos. Uma trilha pode custar até US$ 100,00.

Você quer fazer o download de musicas e loops gratuitos para fazer uso em projetos de animação? Tudo em licença Creative Commons de Atribuição perfeitamente legais.

Um músico chamado Eric Matyas compartilhou suas produções em um web site chamado Sound Image e permitiu seu uso, inclusive para fins comerciais.

A variedade de musicas e estilos disponíveis é impressionante, sem mencionar o fato de existirem musicas completas e também loops! Você pode aproveitar o material para sonorizar animações cinemáticas nos mais variados estilos.

Basta fazer o download da música em MP3 e montar a mesma em forma de repetição. A maioria dos softwares que trabalham com edição não-linear em vídeo ou áudio permitem esse tipo de montagem.

Ao visitar o web site você pode filtrar a categoria das musicas na parte superior, em que existem tipos específicos até mesmo para uso em jogos digitais como fantasia e ficção.

O ponto negativo é que não existe forma rápida de fazer o download do material, é preciso garimpar dentro das categorias e ouvir o áudio para avaliar.

A licença de uso exige apenas que você faça menção ao autor e a origem da música. Basta inserir os créditos na área apropriada para seus projetos. O material pode ser usado até no YouTube.

Aprendendo animação e edição de vídeo

Quer aproveitar esses recursos em projetos relacionados com arte digital e animação? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos relacionados com o uso desse tipo de material. Aqui estão os cursos recomendados: